Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

sábado, agosto 15, 2009

Song Meanings- Oquestrada

Há um site muito engraçado que é o Song meanings, que ajuda os amantes da musica a decifrar as mensagens que os artistas querem transmitir nas suas canções, e fomenta a discussão sobre as letras, poemas e os seus significados.
Ora, eu lembrei-me de lançar a discussão aqui no "caga" e ao mesmo tempo pedir a vossa ajuda a decifrar o significado desta musica que está tão na berra, e que eu ainda não percebi bem porquê.
deixo o video da musica e a letra por baixo.




"Tenho dores fechadas em caixinhas,
contra mim, contra ti, contra lá,
contra os dias, que passam a meu lado;
tenho dores fechadas em caixinhas,
contra aqui, contra ali, contra cá,
que me dizem estou aqui,
estamos lá

ah diz-me lá,
aaa diz-me aqui,
oxalá, oxalá te veja ao meu lado ao pé de mim,
ao pé de mim..

tenho dores fechadas em caixinhas,
contra mim, contra ti, contra lá
contra os dias que passam a meu lado;
tenho dores fechadas em caixinhas,
contra aqui, contra ali, contra cá,
mas que me dizem estou aqui,
estamos lá..

aaaa diz-me lá, aa
diz-me aqui,
oxalá, oxalá te veja ao meu lado ao pé de mim,
ao pé de mim,
ah oxalá te veja ao meu lado,
ah oxalá te veja bem aqui,
AI OXALÁ TE VEJA AO MEU LADO AO PÉ DE MIM, AO PÉ DE MIM…

Glória à Hermínia, ao Marceneiro e tais fadistas. Glória à ginjinha, ao medronho e à Revista.
Glória, à Herminia, Glória
Glória à Hermínia, ao Marceneiro e tais fadistas. Glória à ginjinha, ao medronho e à Revista.

Contra mim, contra ti, contra lá
Contra aqui, contra ali, contra cá
Contra mim, contra ti, contra lá"


-------------

-------------

É que... pra vos dizer a verdade, faz me lembrar aquelas piadinhas que se diziam na escola preparatoria, tipo... "Estava ali o tio manel dos chupas, veio uma rabanada de vento e virou lhe o tasco: era só CHUPAS CÁ, CHUPAS AQUI, CHUPAS ALI..."
Enfim, se calhar estou a ser mauzinho, mas quando me comparam esta musica aos Deolinda e chamam isto de fado, só me posso rir.

17 Comments:

  • At 5:12 da tarde, Anonymous Rafa said…

    Totalmente de acordo!

     
  • At 5:16 da tarde, Blogger carlos said…

    Já somos 3.
    O mais estranho é que antes dos Oquestrada serem conhecidos eram bastante melhores do que isto. Vá-se lá saber...

     
  • At 6:57 da tarde, Blogger Unknown said…

    mas... porra! o que é que ela quer dizer?! qual o significado?
    até podemos esquecer as duzias de chalaças mal conseguidas,e as redundâncias, mas...
    O que é que têm a ver as dores fechadas em caixinhas, com o estar "ao meu lado", e onde é que ainda cabe a Herminia, o Marceneiro a ginginha e a revista no meio disto???

    Qual é o significado desta letra??? Ou... será que é só meia duzia de tretas juntas e não passa disso?!

     
  • At 2:56 da manhã, Blogger somemarbles said…

    então deixem cá ver se vos percebo: a letra tem que fazer sentido!?

    porquê?

    sabem o que mais detestei n' Os Maias?
    saber que no dia em que a Maria Eduarda conheceu o Carlos da Maia, ela usava um vestido escarlate.

    E o que é que isto significa?
    Uma antevisão da tragédia que se iria abater sobre eles!

    enfim...

     
  • At 3:19 da tarde, Blogger Unknown said…

    A meu ver, uma letra deve fazer sentido, a menos que seja algum artista "avant-garde", tipo Rui reininho, que propositadamente use o disparate como tema principal. Não me parece que este seja o caso.

    Mas somemarbles, não me surpreende a tua reacção. hoje em dia, algumas pessoas já nem querem saber de significados, nem mensagens das canções, basta juntar umas notas e um ritmo que meta o pezinho a bater e siga... qualquer merda serve.

     
  • At 3:59 da tarde, Anonymous Rui said…

    Mas as coisas não podem exitir sem significado obvio, ou tem tudo de explicito?

     
  • At 5:36 da tarde, Blogger Unknown said…

    Acima de tudo, gosto quando as musicas têm significado, óbvio ou não, explicito ou implicito.
    é o significado que distingue as grandes canções das musiquinhas.

     
  • At 12:36 da manhã, Blogger somemarbles said…

    oh ricardo, não exageres homem, que isso te faz mal ao coração!

    com significado, sem significado, já dizia o Pessoa:

    "E os que lêem o que escreve,
    Na dor lida sentem bem,
    Não as duas que ele teve,
    Mas só a que eles não têm."

    ;)

     
  • At 5:52 da manhã, Blogger ++!++ said…

    Porra....
    agora são castradores de letras ?!!!
    Qualquer dia são a favor da censura intelecto-literária....

     
  • At 1:46 da tarde, Blogger Unknown said…

    gannah, não sou castrador de coisa nenhuma!

    Escrevi o post porque não entendo a letra e estava na esperança que alguém ma explicasse. Pelos vistos ninguém consegue, e chego à conclusão que não faz muito sentido. E dei a minha opinião acerca disso.

    Agora por dar a minha opinião, sou castrador de letras?!
    E tu, és castrador de opiniões agora?!?!?!
    (resposta à "mete-nojo", mas merecida) :)

    ----
    ah! e somemarbles, é engraçado citares um poeta com tanto significado, com tanta prova de como a escrita poética é linda, desafiante e inspiradora. Um exemplo tão bom de escrita não-óbvia, com tanto significado implicito. Ao invés desta letra que está em discussão.


    Mas... não volto certamente a fazer um post deste calibre, certamente. O que pretendia que fosse uma comédia, tornou-se numa conversa merdosa, muito por minha culpa. Acabei por deixar vir ao de cima que esta musica me irrita profundamente.
    Desculpem qualquer coisa.

    Desejo que os Oquestrada tenham muito sucesso, que vendam muitos discos, que representem a cultura portuguesa no estrangeiro e que escrevam mais uma duzia de musicas "contra mim, contra ti, contra lá" e que as pessoas as cantem de viva voz, mesmo que não saibam bem de que é que estão a falar.
    Na verdade, durmo bem com isso.

     
  • At 8:40 da tarde, Anonymous Rui said…

    Ho Ricardo, concordo contigo na parte de que as musicas devem ter significado, mas acho que como disseste e bem teres deixado vir ao de cima que esta musica te irrita deturpou a tua opinião... porque por exemplo se ouvisses uma musica numa lingua que não entendesses? não prestava porque não percebias o significado ou ias procurar traduzir a letra para depois sim poderes dizer se gostas ou não? que esta musica não faz sentido, para mim não, mas conheço pessoas que conseguem tirar sentido dela... acho é que não deves mais ouvir esta musica e se por acaso um dia a apanhares na antena 3, respira fundo e depois muda para a TSF.

    um abraço

     
  • At 10:35 da tarde, Blogger Unknown said…

    Rui é mesmo isso que vou fazer, obrigado pela dica. depois respondo à tua pergunta quando estivermos a beber uma Fink Brau no sitio do costume.

     
  • At 11:16 da tarde, Blogger somemarbles said…

    oh Ricardo, não faças isso!
    continua lá a escrever este tipo de posts porque eu até gosto!

    eu ainda nem sequer exprimi a minha opinião em relação à música...

    ;)

     
  • At 11:53 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    be bop a lula!

     
  • At 11:28 da tarde, Blogger Chakal said…

    Grande post Ricardo. Admito que esta música tb me faz uma certa espécie no tímpano :)
    Mas tentando decifrar as palavras da senhora, eu acho que as dores guardadas nas caixinhas são ou dores de período (vulgo síndrome pré-menstrual) ou dores de parto.
    E como tá cheia de dores a moça, faz o que os fadistas de Lisboa fazem: bebe tinto até cair para o lado :D E por isso anda "contra mim, contra ti e contra lá".
    A revista aparece só para enganar. Isso ou é a revista da sala de espera do médico onde foi curar as feridas de andar a bater contra tudo o que lhe aparecia à frente.

    E pronto, no fundo isto serve para mostrar que o nonsense só presta quando é bem feito :)

     
  • At 4:45 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    o nonsense so' faz sentido quando não faz sentido.
    ou não.

     
  • At 7:26 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    modern jagged budget billion ninestream qspace encouraged importers completion gpms ellis
    semelokertes marchimundui

     

Enviar um comentário

<< Home