De facto, parecemos uns tolinhos do compra, compra compra!
Ha dias comprei um pequenito leitor de mp3 por 17€ e tive a mesma sensação que a moça teve quando referiu o rádio dos 4,99$.
felizmente, já me apercebi que o caminho das modas, da constante renovação visual, do status social, de toda essa merda, nos é imposto pelo "sistema", e fujo disso a 7 pés. tenho as mesmas sapatilhas há 5 anos, o meu carro é de 94, uso as minhas calças até se romperem, etc.
e realmente reparo que os eléctrodomésticos, os automóveis, e em geral, todos os bens de consumo, não são feitos para durar. E mesmo quando o são, há sempre uma maneira de fazer pensar as pessoas que não, e que precisam de renovar. Daí este ciclo que nos leva à crise... Porque quando deixa de haver dinheiro, deixa de haver consumo, e deixa de haver emprego, e as pessoas ficam sem dinheiro e não consomem , se não consomem não se vende, e não se produz e perde se o emprego e bla bla bla bla bla...
quando nos dizem (socrates) que para combater a crise é necessário mais e mais investimento, para criar emprego e para dinamizar os mercados, só ouço um discurso desesperado de quem já sabe a merda que isto vai dar, mas que já cá não vai estar quando esta merda der mesmo para o torto.
A crise do sector automóvel existe, porque as pessoas começaram a USAR os carros em vez de os trocarem sistemáticamente. Até achei curioso que a dada altura a Wolkswagen lançou uma campanha do género "lembra se de quem o acompanhou estes anos", querendo dizer que o Golf era um automóvel duradouro, que sobreviveu a gerações, mas até estes anuncios não são duradouros, pois não estimulam a compra, só relembram que afinal, aquilo que já possuimos até funciona, mas quem é que quer lembrar isso, nestes dias?!
tento dar o meu tempo a revirar a pilha de livros que tenho em casa por ler, e cada vez que olho para eles, penso nos tesouros que ali tenho por descobrir e que me falta tanto tempo para isso... E tenho fugido da televisão, das promoções, dos descontos, das ofertas, do leve 2 pague 1, dos 50% de desconto em cartão... do desconto no cinema se comer um hamburger, etc... já não suporto esse buzz comercial repetitivo. Ningu+em dá nada a ninguém.
E sendo eu vendedor, (como tu Tiago) estou cada vez mais cansado de ser um pequeno contribuinte deste ciclo, mas cada vez mais me sinto encurralado, e só se der em "freak" é que me safo. mas aí vou ser mais um "deslocado", e a sociedade já não tem espaço para esses.
Parabéns ao Tiago por ter trazido ao nosso (meu) conhecimento este excelente vídeo! Irei propagandeá-lo até à exaustão. Merece-o.
Parabéns também ao Ricardo pelo excelente comentário e pela lúcida apreciação sobre o que é, afinal, esta pobre (e, de certo modo, autofágica!) sociedade de consumo em que participamos, por vezes, quase inconscientemente! A divulgação de vídeos como este e a discussão, com os amigos e conhecidos, sobre estas tristes realidades, poderão, também, contribuir para que, pelo menos, tomemos mais consciência da realidade em que nos estamos a afundar!...
Obrigado Ricardo pelo teu excelente comentário. Revejo-me nele. É necessário abrir os olhos. Perceber que cada vez mais somos subliminarmente oprimidos. A ilusão de Liberdade é opressora. A juntar a essa ilusão temos o conceito vigente que a Moral oprime-nos. Este receituário leva a bolhas especulativas, ao "engana o próximo", a "novas ordens", etc. T.
4 Comments:
At 6:17 da tarde, Unknown said…
Obrigado por postares isto.
De facto, parecemos uns tolinhos do compra, compra compra!
Ha dias comprei um pequenito leitor de mp3 por 17€ e tive a mesma sensação que a moça teve quando referiu o rádio dos 4,99$.
felizmente, já me apercebi que o caminho das modas, da constante renovação visual, do status social, de toda essa merda, nos é imposto pelo "sistema", e fujo disso a 7 pés.
tenho as mesmas sapatilhas há 5 anos, o meu carro é de 94, uso as minhas calças até se romperem, etc.
e realmente reparo que os eléctrodomésticos, os automóveis, e em geral, todos os bens de consumo, não são feitos para durar.
E mesmo quando o são, há sempre uma maneira de fazer pensar as pessoas que não, e que precisam de renovar. Daí este ciclo que nos leva à crise... Porque quando deixa de haver dinheiro, deixa de haver consumo, e deixa de haver emprego, e as pessoas ficam sem dinheiro e não consomem , se não consomem não se vende, e não se produz e perde se o emprego e bla bla bla bla bla...
quando nos dizem (socrates) que para combater a crise é necessário mais e mais investimento, para criar emprego e para dinamizar os mercados, só ouço um discurso desesperado de quem já sabe a merda que isto vai dar, mas que já cá não vai estar quando esta merda der mesmo para o torto.
A crise do sector automóvel existe, porque as pessoas começaram a USAR os carros em vez de os trocarem sistemáticamente. Até achei curioso que a dada altura a Wolkswagen lançou uma campanha do género "lembra se de quem o acompanhou estes anos", querendo dizer que o Golf era um automóvel duradouro, que sobreviveu a gerações, mas até estes anuncios não são duradouros, pois não estimulam a compra, só relembram que afinal, aquilo que já possuimos até funciona, mas quem é que quer lembrar isso, nestes dias?!
tento dar o meu tempo a revirar a pilha de livros que tenho em casa por ler, e cada vez que olho para eles, penso nos tesouros que ali tenho por descobrir e que me falta tanto tempo para isso...
E tenho fugido da televisão, das promoções, dos descontos, das ofertas, do leve 2 pague 1, dos 50% de desconto em cartão... do desconto no cinema se comer um hamburger, etc... já não suporto esse buzz comercial repetitivo.
Ningu+em dá nada a ninguém.
E sendo eu vendedor, (como tu Tiago) estou cada vez mais cansado de ser um pequeno contribuinte deste ciclo, mas cada vez mais me sinto encurralado, e só se der em "freak" é que me safo. mas aí vou ser mais um "deslocado", e a sociedade já não tem espaço para esses.
um abraço
At 11:15 da tarde, Clave de Sol said…
Parabéns ao Tiago por ter trazido ao nosso (meu) conhecimento este excelente vídeo!
Irei propagandeá-lo até à exaustão.
Merece-o.
Parabéns também ao Ricardo pelo excelente comentário e pela lúcida apreciação sobre o que é, afinal, esta pobre (e, de certo modo, autofágica!) sociedade de consumo em que participamos, por vezes, quase inconscientemente!
A divulgação de vídeos como este e a discussão, com os amigos e conhecidos, sobre estas tristes realidades, poderão, também, contribuir para que, pelo menos, tomemos mais consciência da realidade em que nos estamos a afundar!...
At 2:26 da manhã, ++!++ said…
Obrigado Ricardo pelo teu excelente comentário.
Revejo-me nele.
É necessário abrir os olhos.
Perceber que cada vez mais somos subliminarmente oprimidos.
A ilusão de Liberdade é opressora.
A juntar a essa ilusão temos o conceito vigente que a Moral oprime-nos.
Este receituário leva a bolhas especulativas, ao "engana o próximo", a "novas ordens", etc.
T.
At 5:34 da manhã, carlos said…
o quê?
T, elabora, não percebi.
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