Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

domingo, agosto 17, 2008

Portugal, Portugal... do que é que estás à espera???

Ai portugal, portugal, do que é que tu estás à espera??? já dizia a canção, e parece que cada vez mais faz sentido. Voltei a dar uma volta à Holanda neste verão, e já estou como dizia o nosso Lobo Antunes há uns dias: "Cada vez gosto mais de Portugal, cada vez mais gosto de ser português."
Sempre fui "apanhado" pela Holanda, talvez pelo meu preconceito de que se trata de uma sociedade quase perfeita, onde tudo é bonito e arranjado, as pessoas vivem felizes, onde dependem de si mesmos para obterem regalias sociais, e onde se ganha bem, se se trabalhar igualmente bem. E diga-se que a realidade holandesa, não está muito longe disso. De facto, quem trabalha bem, ganha bem, a Holanda é um país extraordináriamente bonito, as pessoas aparentam ser felizes, etc... mas também há grandes dificuldades. Os tempos lá, já estiveram mais longe de serem fáceis, como em toda a Europa.
Mas o que me faz escrever aqui nem é a Holanda, é mesmo Portugal. Cada vez vejo que nós nos queixamos sem razão. portugal é um excelente país para viver, cada vez tenho mais certeza. É certo que temos MUITAS falhas, muitas mesmo. Trabalho precário, fome, diferenças agudas entre classes sociais, corrupção, etc... mas mesmo assim, e na minha opinião, temos um nível de conforto bem acima da média!
Vejamos: Temos uma qualidade\variedade gastronómica quase inigualável, não nos falta nada. Temos bom peixe, boa carne, bons vegetais e fruta, os preços ainda são suportáveis pelos nossos fracos ordenados. O clima: temos provavelmente o melhor clima de toda a Europa, chuva q.b., muito sol... de que nos queixamos afinal?!
O português passa meio ano no lamento em vez de aproveitar o bom que tem. Queixa se do Estado, como se este existisse para cada um de nós. Como se devesse haver um representante do Estado para satisfazer cada uma das nossas necessidades pessoais. Devia haver um representante do Estado para cada trabalhador injustiçado, para cada desportista mal apoiado, para cada jovem perdido, para cada ex-combatente esquecido, e para cada pensionista mal pago.
Na minha opinião, temos razão de queixa, mas temos pouco tempo de vida, para o perder a queixarmo-nos. Por isso, vamos à vida, vamos comer, beber, dançar, cantar, correr e cagalhão para os queixumes!!!

Um abraço para os caga-sentencianos, e os meus votos para que reabra a época da escrita no caga!!!

2 Comments:

  • At 11:44 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Parabéns Ricardo pelo aspecto positivo que este post realça e aponta.
    O que nos falta, a nós portugueses, é mesmo o seremos capazes de encarar a vida de forma positiva. Este irreprimível sentido depressivo que nos ataca e nos corrói, adicionado ao facto de (todos) pensarmos que há-de haver alguém que, sebastianicamente, nos virá salvar e resolver todos os nosso problemas, sem que para a sua solução devamos (ou tenhamos de) fazer o mínimo de esforço, vai-nos aniquilando aos poucos!
    Por sentir que o Ricardo parece não pensar exactamente assim, fiquei feliz e não resisti a mandar para aqui este comentário!
    Até eu tenho andado muito arredado do 'caga'!!... talvez volte, se sentir que algo de positivo pode começar a acontecer por aqui!...

     
  • At 1:45 da manhã, Blogger Papa Ratzi said…

    Eu também espero que reabra a época da escrita por aqui. Infelizmente tenho perdido tantas oportunidades para defecar umas ideias por este canto acerca deste mundo cada vez mais mal frequentado: as cigarradas do Sócrates no avião, as bombadas dos russos na Geórgia, etc etc etc etc etc.
    Seja como fôr desde que tenha temnpo e disponibilidade hei-de pôr aqui algo que cheire como nós gostamos.

     

Enviar um comentário

<< Home