Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

quinta-feira, janeiro 03, 2008

faz o que eu digo, não faças o que eu faço


"Tabaco: Associação lamenta exemplo de presidente da ASAE
O presidente da Confederação Portuguesa para a Prevenção do Tabagismo (CPPT) considerou hoje «um exemplo lamentável» o facto de o presidente da ASAE ter sido fotografado a fumar num casino depois da entrada em vigor da lei do Tabaco.

António Nunes, presidente da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), uma das entidades que irá fiscalizar a aplicação da lei que proibe o fumo em espaços fechados de utilização pública, foi fotografado pelo Diário de Notícias (DN) a fumar uma cigarrilha no Casino do Estoril às 02.30 da manhã do dia 01 de Janeiro.

Em explicações ao DN, António Nunes considerou que a nova lei «não proíbe expressamente o tabaco nos casinos e nas salas de jogos», justificando com a existência de um conflito de interesses com a lei do jogo, que contudo, não faz qualquer referência ao consumo de tabaco.

No entanto, um parecer da Direcção Geral de Saúde a que a Lusa teve acesso sexta-feira indica que os casinos e salas de jogo «sendo locais fechados não podem deixar de se incluir no âmbito da aplicação a lei», além de estarem abrangidos na lei por «serem locais de trabalho».

Luís Rebelo desvalorizou contudo o impacto desta situação na aplicação da nova lei e atribuiu a atitude de António Nunes a «um automatismo» inconsciente.

Sobre as dúvidas manifestadas pelo máximo responsável da ASAE relativamente ao âmbito de aplicação da nova lei, Luís Rebelo considerou que a legislação «é clara» quanto à proibição de fumar nos casinos e salas de jogos.

«Não pode haver dúvidas quanto à aplicação da lei sobretudo ao nível das entidades responsáveis pela sua fiscalização», disse.

Sobre os primeiros dias da vigência da proibição de fumar em espaços de uso colectivo fechados, Luís Rebelo considerou que a lei está a ter «uma óptima» aplicação com «a generalidade dos fumadores a compreender a proibição».

A lei do Tabaco, que proíbe o fumo nos serviços da administração pública, restaurantes, bares, discotecas ou centros comerciais, entrou em vigor às 00:00 do dia 01 de Janeiro.
A Lusa tentou contactar o porta-voz da ASAE para obter esclarecimentos adicionais mas tal foi impossível até ao momento.


Diário Digital / Lusa"

Senti uma espécie de nojo ao ler esta notícia, é certo que o nojo por este senhor e pela instituição que representa já aqui estava mas hoje tomou proporções inéditas principalmente pelas justificações apresentadas e pelas que não existiram.
Não sei mais o que dizer...
Falem vocês.

10 Comments:

  • At 9:18 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Achei este caso uma palhaçada, sem grande relevância.
    Em primeiro, ele fumou na passagem de ano no Casino Estoril, como toda a gente que lá estava. Mais bizarro seria se ele, em vez de alinhar no fumo, desatasse a chamar a policia, pelo facto da lei já estar em aplicação.

    O pior de tudo é mesmo a justificação. Qual é a parte de "recinto fechado" e "local de trabalho" que ele não entendeu?
    Um casino não está mencionado na lei provavelmente como não estará provavelmente um salão de jogos, um ginásio, ou até uma igreja...

    Mas a mania portuguesa de interpretar as entrelinhas da lei para a contornar prevalece, e surpreendentemente, as palavras vieram da boca suja do director da ASAE. Cai mal.
    De toda a forma, acho que é um caso que não deve ser levado muito a sério.

    Já ouvi dizer porém, que a Direcção Geral de saúde e a ASAE iam reunir para clarificar a lei e a sua aplicação, e cheira-me que vão começar a surgir algumas excepções.
    E tenho um palpite que se isso acontecer, terá alguma injustiça e desigualdade, que é a marca dos nossos tempos.

    Abraço

     
  • At 9:46 da tarde, Blogger Catarina said…

    Existe muita coisa para comentar, especialmente nesta época que aparentemente foi tão rica em casos mediáticos.

    Temos o ASAE affair, em que não só assistimos à queda do rei do altar (e concordo plenamente com o ricardo: é agora que vamos assistir à capacidade portuguesa/governamental de interpretar as coisas à sua maneira), como estamos perante as injustiças do apoio ao arrendamento juvenil, à subida do preço da electricidade, novamente a ASAE quando anuncia a previsao do encerramento de 2/3 dos cafés ou restaurantes portugueses (!!!), etc ETC ETC.

    E o pior disto tudo? A serenidade e impavidez dos nós todos. A classe política que elegemos como nossos governantes são humanos e obviamente sujeitos a erros. Mas fomos nós que os colocamoss lá ... ou seja .... também os podemos tirar ou pelo menos manifestar a nossa opiniao e desagrado!

    MAS NÂO: " é a vida", "tem de ser" ... são algumas das frases que ouvimos todos os dias.

    Claro que temos de ter noção da responsabilidade social que é o pagamento de impostos etc ... Mas também temos direitos !!

    EU ESTOU FARTA DESTA PORCARIA.

    Alguém comigo ?

     
  • At 11:21 da tarde, Blogger carlos said…

    ah, isso de fumar. pois, a lei nao proibe expressamente tabaco nos casinos nem em casas de jogo... desde que seja do bom não é dessa merda que o povo fuma.

    Então este gajo chateou-nos a cabeça o ano inteiro com uma mesquinhez ímpar e é o 1º a contrariar o que apregoa?
    Aquela piada da ASAE se ir fechar a ela própria está mais próxima da realidade do que eu pensava.
    Tudo isto é triste, gozam comigo, contigo, com eles próprios...
    quem será que anda a ganhar com isto?

     
  • At 3:03 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Estou contigo Catarina e sinto precisamente a mesma coisa... e faço precisamente o que ilustras: "é a vida".
    Mas já estou farto deste "é a vida", até porque, entretanto, começam a entrar-me em casa a proibir-me de comer coisas feitas com colher de pau, a proibirem-me de fumar o meu cigarro do relax, e a cobrarem-me multas por não fazer sexo seguro.
    Estou farto que me imponham meia duzia de limites bacocos em prol da minha saúde quando tal é virtual: mas eu sou burro ò quê? não sei gerir a minha saúde ò quê? Como diz alguém "quem tem medo da morte não merce estar vivo".
    Não sou a favor nem contra o consumo de tabaco ou de qualquer outra substância: isso diz respeito à responsabilidade de cada um. Defendo o bom-senso e o civismo nos diversos (todos) os actos de cada um. Não me parece que responsabilidade; bom-senso e civismo se obtenham por medidas autoritárias e castradoras... até pelo contrário (até me faz lembrar aquelas chachadas que aturamos nas formações do Lider autoritário; líder laissez faire-laissez passer; lider democrático e os resultados práticos de cada um). De facto, o autoritarismo apenas fomenta a dependência e a dissipação da massa crítica: alguém superior, douto, critica/impõe pelos outros.
    Pá, há tantos problemas a precisarem de resolução, bem mais importantes que esta treta do tabaco (por exemplo: o falhanço do sistema e reformas de ensino; o falhanço ao nível da justiça; um sistema de benifícios sociais completamente inoperacional e assutador; uma classe política completamente desacreditada e incompetente; enfim...), mas não, o tabaco é que é importante!!! Citando o Berardo e aplicando-o à situação corrente: "fuck you".
    Quando o ar que respiro na rua for menos poluído pelas petrolíferas e outras industrias/carros/interesses; quando os apoios à pesquisa séria de energias alternativas/renováveis/não poluentes se colocar em prática com frutos palpáveis, quando surgir uma lei da Crítica que "obriga" todas as pessoas a serem esclarecidamente críticas quanto à sua existência (no fundo, um sistema educativo autonomizante), aí sim, julgo que nem sequer fará sentido uma lei de tabaco que proíba tal-e-tal, porque as pessoas, por iniciativa própria, tratarão de adequar os seus comprtamentos à exigência da situação.
    Utopia? Talvez. Mas prefiro participar nisso do que na utopia da proibição de fumar, tal como a lei do tabaco prevê, como forma de obter melhor saúde às pessoas... até porque o tabaco é uma questão de estilo de vida, o que quer dizer que a matar, o que mata é o estilo de vida e não o tabaco, que é apenas um componente daquele!

     
  • At 7:28 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Pois é, meus amigos, vocês estão cheios de razão!!! A atitude do "é a vida" e "é o que temos" é triste, mas é o povo que temos!!!
    Nem parecemos o mesmo país dos bravos descobridores, nem dos revoltados de Abril. Até o cu nos comem, e nós dizemos que "é a vida"...

    Eduardo, estás cheinho de razão quanto ao que deveriam ser as prioridades a resolver só acho que estás a confundir um pouco a proibição de fumar, com a proibição de fumar em locais publicos, com a qual eu estou de acordo.

    Agora, de um momento para o outro, querer fazer do fumador um porco-sujo que não tem lugar na sociedade é que me parece incorrecto. Parece que agora os não-fumadores são umas vitimas e os fumadores uns criminosos. Como se agora o tabaco fosse mais nocivo do que era ha 20 anos atrás.
    E esta agudização do fumador-criminoso é provocada pela insistência da comunicação social no assunto, e não pela ASAE.
    Por mim, é uma lei que vem por bem e que se deve aceitar com normalidade e civismo. Se entenderem que existem excepções, que as façam, com justiça, mas daqui a uns anos, todos sairemos a ganhar com isto, e ja vai ser natural vir à rua fumar um cigarro.
    Ha uns tempos, eu não era a favor da lei, ou pelo menos, achava ue nao fazia sentido a sua aplicação em locais como bares, por ex.
    Mas depois de ter ido a inglaterra, que é um pais com um habito muito maior que o nosso de utilizaçao bares, e ter visto que até eles, que bebem e fumam pa caraças, vinham à rua tranquilamente fumar, mudei radicalmente de opiniao.
    depois de ter assistido a um concerto em que nao havia fumo e sai de lá sem cheirar a tabaco e sem queimadelas na roupa, tambem soube bem.
    Todos sairemos a ganhar, só custa ao inicio. É a minha opinião.

     
  • At 2:14 da tarde, Blogger Catarina said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 3:16 da tarde, Blogger Catarina said…

    Sou da opinião do Ricardo. No entanto, tenho reflectido sobre alguns pontos:

    - Se restringimos o uso do cigarro porque é grave, não só para a saúde do fumador, como para a saude dos que o rodeiam ... quando aparecerá a tal lei para o uso de automoveis nas cidades?
    Sinceramente a mim faz-me mais confusão chegar a Leiria e cheirar aquela poluição toda. Mas esta é defitivamente uma medida economicamente mais complicada de tomar ...

    - No outro dia estava o Batista Bastos a falar na TV: é contra qualquer proibição governamental que afecte a liberdade pessoal de cada cidadão. Concordo Plenamente. Excepto a parte de prejudicar a saúde dos outros, agora andam a dizer o que posso ou não fazer? Daqui a uns anos: "A obesidade é um problema em Portugal, já não entram mais gordos nos supermercados, como modo de incentivo à magreza e à dieta". ....

    - Esta "fumaça" toda, e falando agora da ASAE, vai ser (ou já é) uma dor de cabeça para os estabelecimentos comerciais. Desde regras e ventilações que ninguém tem bem a certeza do que são, o facto de que cafes com menos de 100m2 poderem escolher fumo ou não fumo(o que implica que apenas os cafes mais recentes ou com possibilidades economicas irão ter esta hipotese): é tudo uma grande salganhada que irá descambar nos tais 2/3 de encerramentos deste comercio em Portugal. Em Espanha, contam-me, e falando agora da ASAE em geral, eles não são tão severos porque existe toda uma cultura ou respeito por estes estabelecimentos. OK, eu não sou de dizer que no país de nuestros hermanos é tudo uma maravilha, mas creio que desta vez poderíamos ser um pouco como eles na aplicação desta lei e na ASAE ...

     
  • At 3:51 da tarde, Blogger Unknown said…

    não estou muito por dentro deste assunto da ASAE, mas quanto ao assunto do tabaco fiquei muito desiludido com comentários que tenho visto (não aqui)
    acho que se tem que perceber que esta lei do tabaco é boa para todos, como o ricardo disse em inglaterra ninguem fuma em recintos fechados, quem quer fumar vai fumar á rua e a verdade é que é muito mais agradavel estar nos sitios sem fumo...
    não percebo essas regras de que uns sitios se tiverem condições podem ter salas para fumadores...mas porque é que não se proibe em todos os recintos fechados e ponto final?
    fico triste de ver portugal com uma nova pide, leio exageros e conheço exageros da ASAE que mexem com o pequeno indivio, e este, sem culpa nenhuma, algumas vezes fica sem o seu sustento para a familia, tudo porque a ASAE se lembra de implicar com mariquices...
    concordo com a lei do tabaco, acho é que a ASAE a complicou demasiado...

     
  • At 10:16 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Ja repararam que tamos a falar mal de cada um de nos proprios???

    Tenho pena que estas criticas fiquem so no papel...MEXAM-SE!!!

    FAÇAM BARULHO MUITO BARULHO ESTA MERDA DE PAIS SO MUDA COM UM TERRAMOTOOOOOO

     
  • At 11:40 da manhã, Blogger Micas10 said…

    CINZEIROS precisam-se
    Vêm-se cada vez mais beatas nos passeios, sobretudo nas fendas da calçadinha. Falta instalar cinzeiros nos espaços exteriores.

     

Enviar um comentário

<< Home