intermitência
Caros Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual,
SEGUNDA-FEIRA, dia 12, às 17h30,
Todos em frente à ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA para repudiar a lei em preparação (132/X) que
- mantém a injustiça face à Segurança Social
- deturpa o conceito de Intermitência (art. 7º)
- retira direitos adquiridos como a gestão colectiva dos direitos conexos (art. 17º)
e ainda por cima precariza os colegas que têm contratos de trabalho!
Ainda estamos a tempo para pressionar e fazê-los reconhecer que é urgente defender e proteger os profissionais dos espectáculo e do audiovisual.
Leva o teu cartaz, bombo ou trombone, flauta ou violino, malabares, monociclo, tutu, câmara ou megafone, para que esta primeira concentração de intermitentes tenha ainda mais impacto!
Uma delegação da Plataforma dos Intermitentes vai entregar a seguinte carta à Comissão do Trabalho e Segurança Social da Assembleia da República (CTSS) que vai votar a proposta no dia seguinte:
O projecto de lei 132/X não serve, não se adequa à realidade, nem regula, nem salvaguarda os direitos dos profissionais do espectáculo e do audiovisual.
O conceito de intermitência é desvirtuado e utilizado para precarizar os profissionais que têm alguma protecção social. Esta proposta retira direitos adquiridos como a gestão colectiva dos direitos conexos.
Toda a informação em: aipcinema
ou contactar intermitentes@gmail.com
Vejam também os nossos videos e a última participação no programa da Júlia Pinheiro
Esta é uma iniciativa da Plataforma dos Intermitentes, constituida pelas seguintes organizações:
AIP- Associação de Imagem Portuguesa, Associação Novo Circo, ARA – Associação de Assistentes de Realização e Anotação, ATSP – Associação dos Técnicos de Som Profissional, CPAV - Centro Profissional do Sector Audiovisual, Granular - Associação de Música Contemporânea, PLATEIA - Associação de Profissionais das Artes Cénicas, REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea, RAMPA, Sindicato dos Músicos, SINTTAV- Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual, STE - Sindicato dos Trabalhadores do Espectáculo
e por todos os Intermitentes que queiram participar !!
2 Comments:
At 7:38 da tarde, Cão com Pulgas said…
O Vitor Norte é intermitente?
Pôrra! E eu que pensava que ele era canastrão residente.
At 10:51 da tarde, Anónimo said…
Este é realmente um assunto muito sério!
Eu já tinha uma ideia de que isto era assim. De qualquer modo, postas as coisas assim, preto no branco, reconheço que estas pessoas não têm uma vida nada fácil!
Há muito tempo já que os nossos governos deveriam ter olhado, seriamente, para esta situação confrangedora e deveriam ter feito alguma coisa para dotarem estes profissionais com um estatuto que lhes conferisse a segurança profissional que lhes é devida.
Infelizmente é proverbial a nossa mediocridade em tudo quanto respeita à cultura e, logo assim, nada me surpreende que a situação se venha a prolongar por mais alguns (e maus) anos!
Que estejamos solidários com estes profissionais é o mínimo que poderemos fazer. E, já agora, é bom que não esqueçamos que temos alguns conterrâneos nossos vivendo nesta precariedade laboral!
Enviar um comentário
<< Home