Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

sábado, maio 12, 2007

Os Cylons já chegaram


Aproxima-se mais um 13 de Maio. Para dizer a verdade toda aquela história das aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos nunca me convenceu. Parece-me muito mal contada. Para quem acredita existe sempre a habitual explicação discutível que a fé não se discute, acredita-se. Para mim é mais um exemplo de como um qualquer poder utiliza a fé como forma de dominar as massas. No entanto não duvido que algo tenha acontecido.
Vejamos o contexto, imaginem um povoado rural um pouco isolado como seria a Cova da Iria em 1917. Imaginem que a vida decorria repartida entre a enxada e os domingos e dias santos sempre zelosamente guardados. Obviamente que aquele povo perspirava religiosidade, era o seu mundo.
Entretanto algo inexplicável aconteceu. As testemunhas iniciais, mal sonhando que um dia seriam veneradas, assistiram a algo que não entendiam. Logicamente num meio tão religioso só haveriam duas explicações possíveis: manifestação divina ou diabólica. Foi escolhida a primeira.
A situação tornou-se conhecida e logo um mar de portugueses se começou a dirigir para essa aldeia desconhecida. E houve aquele episódio do milagre do Sol, testemunhado por milhares de pessoas. É isto em particular que me faz acreditar que algo aconteceu. Mas fico a pensar, se o Sol (que ocupa a maior parte da massa do nosso sistema solar) dançou nos céus como é possível que só tenha sido visto o fenómeno numa área tão pequena? Se foi de facto o Sol, como é possível que não se tenha dado uma catástrofe a nível planetário? Acho tudo isto muito estranho. Mais facilmente acredito que os Cylons chegaram à Terra do que tenha sido uma manifestação da Virgem.
Depois vieram os três segredos de Fátima, ao que consta posteriores às aparições. São particularmente interessantes o segundo e o terceiro, este mantido em segredo durante tanto tempo. Creio que dois dos pastorinhos tinham já falecido, restava apenas Lúcia convenientemente enclausurada num convento. O segundo segredo, divulgado durante o Estado Novo, fala a dada altura da conversão da Rússia. Não terá sido uma forma simples de explicar ao povo que o comunismo era forçosamente mau? Curiosamente na altura era principalmente o Partido Comunista o maior opositor ao regime.
O terceiro segredo fala das perseguições que os cristãos sofreram e como a Virgem protegeu o então papa João Paulo II no atentado que sofreu. Isto soa demasiado a culto de personalidade em relação ao papa agora defunto e a caminho da santidade.
A antiga aldeia tornou-se ao longo das décadas um dos mais importantes pólos de peregrinação católicos em todo o mundo, o Altar do Mundo. Do Portugal real saiu para ir ter a um Portugal quase irreal. Hoje Fátima tornou-se um vulgar nome feminino sem qualquer relação com a filha de Maomé, com um grande santuário que atrai peregrinos e carteiristas, papas ocasionais de visita, pagadores de promessas profissionais ou a título pessoal por vezes fazendo os 100 metros joelhos com ou sem filhos às cavalitas, turistas curiosos e comerciantes que vendem todo o merchandising da fé seja ele sob a forma de estatuetas de cera, virgens fabricadas na China ou garrafinhas de água benta. São os novos vendilhões do Templo de Salomão.
Pergunto-me, o que Jesus Cristo pensaria acerca de tudo isto?