Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

domingo, julho 16, 2006

Parabéns Trinity

A 16 de Julho de 1945 o mundo entrava numa nova era. Nesse dia dava-se a primeira detonação nuclear, em que a bomba Trinity foi testada em Alamogordo, Novo México (EUA).
Não demorou muito a que do teste se passasse à práctica e pouco tempo depois novas bombas foram descarregadas sobre alvos civis (as cidades de Hiroshima e Nagazaki) no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
Nos anos que se seguiram o mundo foi bipolarizado por duas potências nucleares. Foi a chamada Guerra Fria em que ambas potências (EUA e URSS) sabiam que a confrontação directa entre elas apenas levaria à autodestruição de todos. Assim graças às armas nucleares não voltaram a haver guerras mundiais. Mas as guerras continuaram e espalharam-se por todos os teatros possíveis e imaginários reflectindo a bipolarização Capitalismo/Comunismo.
Com o tempo o clube nuclear aumentou o número de membros. O Reino Unido, França, India, Paquistão, Israel, China e Coreia do Norte (penso que não me esqueci de algum) construiram os seus próprios arsenais nucleares e com a dissolução da URSS a Ucrânia e o Cazaquistão herdaram assim as suas armas atómicas.
A tendência é de não permitir que surjam novas potências nucleares. Daí que as pretensões do Irão ou as repetidas provocações da Coreia do Norte causem preocupações por todo o mundo.
Países tais como a China ou a Coreia do Norte, tais como o Irão, causam receios ao "mundo inteiro", por mundo inteiro leia-se supremacia militar ocidental. O mesmo não acontece com o Reino Unido, França ou Israel, países que como se sabe são democráticos logo não irão lançar-se em aventuras nucleares. Mas a democracia, tal como todos os outros sistemas políticos, encontra por vezes pretextos para dar a volta à questão sejam eles a libertação de uma nação oprimida ou uma guerra preventiva para resolver problemas futuros.
O problema não está em nações ocidentais terem armas nucleares, mesmo que até hoje foram estas as únicas a utilizá-las na guerra ou a testarem-nas sobre ilhas não evacuadas (nas Ilhas Marshall, Pacífico) para testarem em cobaias humanas os efeitos das radiações.
A bomba atómica só é boa quando é nossa...

11 Comments:

  • At 11:17 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    "A Bomba Atómica só é boa" quando os países que a têm sabem a regra principal do "jogo": Dissuasão!
    Ter Bombas Nucleares significa principalmente um simbolo de "defesa em ultima instância", ou seja, quem atacar esse país poderá sofer uma retaliação demolidora. Ora se os oponentes tiverem o arsenal para se destruirem a ambos não irá haver conflito (foi o que aconteceu na Guerra Fria). Mas será que o Irão e a Coreia do Norte iriam jogar com essas "regras"? Sinceramente acho que não. No caso da Coreia do Norte, só existem 2 situações em que pode acabar esta história: Ou Implode - revolução e queda de regime - ou então Explode - Invasão do vizinho rico da Coreia do Sul e ataque ao Japão para tentar suprimir as terriveis carências. No caso do Irão as coisas tornam-se ainda mais complicadas. O que dizer de um país cujo lider foi um terrorista fundamentalista que falhou um ataque suicida á bomba? Aguardam-se as cenas do próximo capitulo.

     
  • At 1:06 da manhã, Blogger Papa Ratzi said…

    Concordo com o que dizes, Lobo, mas recordo-me que a opção nuclear foi discutida aquando ultima invasão ao Afeganistão.
    À medida que o mundo ocidental vai-se sentindo cada vez mais ameaçado é possível que até este venha a esquecer as "regras do jogo".

     
  • At 11:02 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    A bomba atómica (ou a tecnologia que lhe deu origem)foi a mais louca das loucas invenções do homem!...
    Desde então a humanidade não mais encontrou descanso digno desse nome.
    Hoje, não se sabe ao que os fundamentalismos poderão levar...
    De certa maneira, não foi fundamentalismo que levou à utilização das duas bombas sobre o Japão?
    Não esqueçamos que a guerra, para eles (os japes) já estava perdida!...
    Então porque razão foram usadas as bombas? Não foi isso fundamentalismo.
    Qual é o louco que se segue?

     
  • At 11:30 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Para clave del sol: não,não foi...

     
  • At 11:04 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Pontos de vista meu caro Lobo Mau. Pontos de vista...

     
  • At 1:30 da tarde, Blogger Chakal said…

    Discordo de ter sido fundamentalismo o lançamento das bombas atómicas na II Grande Guerra - foi sim, uma demonstração pura de força, ao belo estilo do "Mach Johnny Bravo", a mostrar que a minha é maior que a tua ;)
    Quanto à utilização do nuclear, os EUA continuam a utilizar mísseis tácticos com urânio empobrecido, que embora não sejam devastadores, "moem"...
    Para mim nem Irão nem Coreia do Norte deveriam ser permitidos construir bombas nucleares...mas nesta onda, também os EUA deviam ser proibidos de o possuir (pois se são os únicos que o usaram em guerra...). O desespero leva a muita coisa - basta ver o que os fundamentalistas fazem pelas suas causas. Só espero é que o s Americanos nunca se sintam desesperados...

     
  • At 7:26 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    6 anos de Guerra Mundial, países devastados, 50 milhões de mortos, probalidade de cerca de 1 milhão de mortos do lado Americano em caso de invasão ao Japão, opositor extremamente fanático, suicida e resistente...razões mais que suficientes para tentar acabar com uma guerra o mais rapidamente possivel!

     
  • At 11:33 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Conheço tudo isso, Lobomau.
    Mas também sei que o Japão estaria a escassíssimos meses da capitulação!
    Não seria sequer necessário invadir o Japão. Bastaria manter-lhe apertado cerco e constante pressão...
    Isto dizem os analistas da história... Quem sou eu para o dizer ?...

    Estou, no entanto, pronto a aceitar que o lançamento das bombas não teria sido um acto de puro fundamentalismo...

    Aceito a 'teoria' do Chakal, pela qual aquela desvairada atitude foi mais na linha de os Estados Unidos querem 'mijar na árvore' de forma a marcarem o terreno, dizendo a todo o mundo que, de facto, "a deles era (é) maior que a dos outros...” (e isto, para mim, e atendendo à atitude dos ‘polícias do mundo’ através das últimas décadas, tornou-se uma espécie de fundamentalismo).

    Será que o querer acabar com a guerra, abruptamente, justificaria tão hedionda decisão?

    Claro está que, hoje, com a proliferação do nuclear e tendo em conta as mentes sujas que campeiam entre a humanidade, tudo e todos estamos muito mais vulneráveis!! Será esta é uma situação para vivermos tranquilos??

     
  • At 7:18 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Desculpa lá Clave , mas volto a discordar. "Escassíssimos meses"? Quantos ao certo? 2? 3?...10?...1 ano? O certo é que ninguém sabe. E o que é que se fazia enquantose esperava? Fazia-se Crochet e jogava-se ténis? Enquanto os Japoneses podiam aproveitar para se reorganizarem? E será que a Ala Dura do Exército Nipónico deixava que o Japão se rendesse? (afinal eles é que mandavam)? Por exemplo, na Europa os Alemães negociavam há meses uma rendição e nunca houve sucesso, nunca dava em nada e porquê? O partido Nazi simplesmente sabotava tais negociações! Viu-se o que aconteceu. Teve-se que destruir e conquistar Berlim para acabar com a Guerra na Europa! No Japão seria diferente? Duvido. Os generais nunca iriam deixar. Os Americanos até deixaram escapar o boato que tinham uma nova arma secreta devastadora, que os Japoneses ignoraram. De facto houve algumas tentativas de negociações, mas nunca vindas de quem realmente mandava (Apesar de terem o consentimento do Imperador). Sabias que a poucas horas da assinatura da Capitulação do Japão houve uma tentativa de golpe de estado? E isto depois de terem explodido as 2 bombas atómicas! O que aconteceria se tentassem assinar sem nunca terem feito explodir as bombas? Era um risco enorme! E o que faziamos ás centenas de milhares de Soldados que estavam na Europa e que podiam ser usados no Pacifico? Desmobilizávamos os gajos? E depois as negociações não resultavam, voltávamos a recrutá-los? Os gajos passavam-se e com razão! É fácil 60 anos depois mandar bocas, mas eu gostava era de ver certos analistas estarem naquela época e ver o que fariam!

     
  • At 12:34 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Meu caro Lobomau,
    Já vi que ambos estamos do mesmo lado da barricada quando se trata de PAZ.
    Já parece estarmos um pouco mais distanciados quanto ao uso do nuclear...mas, quanto a isso, nada feito!!
    Cá por mim, digo que as bombas atómicas não deveriam ter sido usadas. Nem então, nem nunca!

     
  • At 8:21 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    ...depois de tirarmos o génio da lâmpada é impossivel voltar a pô-lo lá dentro...

     

Enviar um comentário

<< Home