Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

quinta-feira, julho 13, 2006

dB Drag


Esta semana fui trocar os pneus do carro ao Seiça. Enquanto esperava que lá o senhor Seiça fizesse o servicinho, fui me sentar e puxei de uma revista. Como não podia deixar de ser a revista que estava em cima da mesa era de automóveis, mais especificamente de Tuning. É tão normal como ir ao cabeleireiro e ler a "Maria", bem sei.
Ao folhear a revista já percebi o que atrai tanta gente ao Tuning, é que com carros daqueles há sempre gajas boas ao lado. Devo dizer que nas fotos, 70% da foto era gaja e só os outros 30% é que eram do carro. Cada nalga delas ocupava pelo menos 25% do espaço. Bem, mas adiante... não é aqui que quero chegar.
Chega lá a uma parte da revista em que falam de SPL/dB drag (SPL= Sound Pressure Level) . Ora eu, como aficionado de musica e som, comecei a reparar mais naquela secção. Rapidamente percebi que aquilo não tinha nada a ver com musica mas sim com potência de som, e que eles além de gostarem de exibir as grandes prateleiras de colunas empilhadas na mala do carro, fazem competições de decibéis (dB).
A musica na verdade não interessa nada aqui, é só um pretexto para por mais coisas no carro. Não sei como é que ainda não fizeram tunings ao ar condicionado, a fazer campeonatos de temperaturas baixas, ou a fazer grelhados no banco de trás. Já não me espantava...
O que me espanta realmente é como é que os proprietários destes carros ainda ouvem. Ou se calhar já não ouvem e por isso é que compram estes sistemas de som.
Ao inicio vi os numeros dos dB atingidos e achei que eram elevados, mas só depois de uma pesquisa é que me apercebi da dimensão da gravidade deste assunto. Os seus amplificadores superam os 1000 Watts de potência de som. O meu amplificador de guitarra é de 60W e eu não passo do volume 2. Os recordes de pressão sonora ultrapassam os 150 dB. E para que tenham noção do que são 150 dB apresento-vos estes exemplos retirados de um site:

Decibeis, Descrição do som:

-1 a 5 dB O mais suave som possível de detectar
-25 a 45 dB Um silencioso quarto numa cidade
-45 a 60 dB Uma conversação normal
-70 a 95 dB Uma orquestra sinfónica
-110 a 130 dB Limite da dor
-150 dB Um motor de um avião a jacto

Recordes oficiais brasileiros dB Drag Racing:

Edenir Gonçalves - Fiorino - Roncão - SP 172,3 dB - 08/Abr/2001
Ricardo Fontana - Trafic - Sigma - PR 172,0 dB
Diógenes Cerântula - Besta - Roncão - SP 170,8 dB (pico 170,8dB) - 28/Set/99
Tânia Graciute - Rural Willy - Cocuroci - SP 170,4 dB - 04/Jul/99
Diógenes Cerântula - Besta - Roncão - SP 165,5 dB (pico 165,6dB) - 16/Ago/98

Como se não bastasse a mala do carro fica inutilizada...

3 Comments:

  • At 2:00 da manhã, Blogger Papa Ratzi said…

    Para as minhas próximas férias espero levar umas quantas latas de atunning. São practicas para acampar.
    Agora falando a sério, como os seus defensores dizem "o tunning não é crime". Pela minha formação de tolerância devo concordar e aceitar. Afinal o mau gosto não é crime...

     
  • At 11:56 da tarde, Blogger Dora said…

    Para mim acho que o tunning, ou se ama ou se detesta...há o chuning e há o tuning dis ricos, que colocam peças de bom gosto nos seus bmw...mas isso não é para todos.
    Cá em Santarém, todos os anos e há uma exposição de tunning a nivel social e aquilo fica apinhado até cima! Eu nunca fui porque não gosto mesmo de tunning.
    O mais piroso que vi foram bancos forrados com a bandeira portuguesa e depois uma bola de espelhos pendurada no retrovisor...

     
  • At 1:53 da tarde, Blogger Chakal said…

    Eu até gosto de tuning...As horas que perdi para ganhar dineiro para comprar peças novas para os meus carros...n Need For Speed :D
    Sem brincadeiras, até considero que determinadas modificações visuais e/ou de performance são de bom gosto, mas na verdade o que se vê mais são gajos com peugeots 106 e fiats uno todos quitados, a fazer alto cagaçal com escape aberto, com luzinhas que fazem o carro parecer uma nave...Mais ridículo é a quantidade de pessoal que estoira o ordenado todo a pôr spoilers, ailerons e chips.
    Quanto ao tunning auditivo, maior é a estupidez: a partir do momento em que o vidro traseiro tem de levar estabilizadores para não rebentar com o impacto sonoro, a coisa não vai dar bom resultado.
    Isto de ficar surdo por opção própria é tão estúpido como deixar franja à Bêto e ter de andar com a cabeça inclinada para ver qualquer coisa (o torcicolo consentido ;) )

     

Enviar um comentário

<< Home