Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

quinta-feira, junho 15, 2006

Corpo de Deus

Hoje é dia 18 de Jumaada al-awal de 1427 depois da Hégira, de acordo com o calendário islâmico. Para mim dizer que é dia de Corpo de Deus ou dizer que é 18 de Jumaada significa o mesmo. Desconheço o significado do dia que hoje se celebra em Portugal, e talvez em muitos outros países. Reconheço que, tal como a mim acontece, o mesmo se passa com muita da gente que eu conheço.
O Corpo de Deus é para a maioria um daqueles feriados que quase ninguém sabe por que se celebra. É um mal que aflige muitos dos feriados religiosos no nosso país, apesar de se considerar tão católico.
Muitos dos feriados são isso mesmo, dias feriados ponto final. Dias para não ir trabalhar. Não, isto é mentira, hoje em dia muitas são as lojas que abrem nestes dias de celebração ou descanso. Ainda sou do tempo em que isto não acontecia. Mas consumismo obriga...
Muitos dos feriados são dias sem qualquer significado para as pessoas, ou pelo menos com significados errados. 5 de Outubro? É o dia da Revoluçao de Abril, não é? 8 de Dezembro? O Dia da Independência, certo?
A juntar a barbaridades como esta existem propostas para arrastar os feriados que caiam às terças ou às quintas feiras para outros dias (segundas ou sextas). É bom para a produtividade mas mau para a cultura de todo um país que ainda mais irá esquecer o que celebra. Mas o que é que isso interessa?

5 Comments:

  • At 9:45 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Mas há alguém que explique o que se celebra no dia de Corpo de Deus? Não deve ser nada do calendário Islâmico, pois não?

     
  • At 7:02 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Deixa lá isso!...É FERIADO!!!!

     
  • At 10:22 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Eu gosto buézes do corpo do deus... tão tenrrinho!!!!

     
  • At 12:27 da tarde, Blogger Cão com Pulgas said…

    Pois por mim acabava com todos os feriados religiosos, com excepção do Natal, que é a festa da família. Infelizmente, quando há um par de anos o Dr. Bagão Félix propôs acabar com alguns feriados, para aumentar a produtividade, não era a nenhum feriado religioso que se referia. Era sim ao 25 de Abril, ao 1º de Maio, ao 5 de Outubro, o 1º de Dezembro e outros dias verdadeiramente importantes para Portugal. Todos eles merecedores de celebração e reflexão nacional. Portugueses somos todos nós, católicos practicantes, e ainda por cima conhecedores, são meia dúzia.

     
  • At 6:03 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Pois eu acho que esta coisa do "Corpo de Deus" está mal explorada. Eu faria um feriado em Janeiro para a "Cabeça de Deus", outro em Fevereiro para o "Pescoço de Deus", outro em Março para o "Tronco de Deus" etc.
    Assim como cada um dos doze signos do zodíaco tem associada uma parte do corpo humano também o "Corpo de Deus" teria uma representação mensal com o seu respectivo feriado, porque não há uma parte menos importante que outra. (E assim dou como cagada a minha sentença...)

     

Enviar um comentário

<< Home