Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

quarta-feira, maio 17, 2006

A Fase Bravo, com António Costa.


Finalmente alguém pôs mão nisto, isto dos incêncios já devia ter acabado há muito tempo. Graças ao governo as matas já não estão em perigo.
Vamos ter 20 gajos da GNR a controlar todas as matas do distrito de Leiria. Portugueses, podem estar descansados, a Fase Bravo vai limpar isto tudo. e em Julho, quando abrir oficialmente a "época de incêndios", vamos ter a Fase Charlie. Que surpresas terá Toino Costa na manga?

8 Comments:

  • At 12:22 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Uau! É só inovações! O que vai ser a seguir? Bombeiros Sapadores de Lisboa a Patrulhar a Damaia ou camarote á procura de traficantes? Já tou a ver a cena: "Larga já a pistola ou levas com o extintor nos cornos! Manel! Dispara o canhão de água!"

     
  • At 2:19 da tarde, Blogger Papa Ratzi said…

    O seu Toino Costa está a ser um exagerado. Para as matas arderem não são necessários 20 geninhos em patrulha. Ele está a desviar recursos dos assuntos mais importantes que os incendios florestais. Afinal o que interessa o meio ambiente? Quando só falam no défice a cumprir seja qual fôr o custo para todos nós esquecendo os muitos milhões de euros que iremos pagar por não cumprir o Protocolo de Kyoto.

     
  • At 7:43 da tarde, Blogger Unknown said…

    Eu farto-me de rir quando ouço estes planos vanguardistas XPTO para problemas de grande dimensão.
    se clicarem no titulo ou se lerem sobre este assunto, vão ver que António Costa e a GNR planeiam combater os fogos logo nos primeiros 15 minutos, não deixando assim que o fogo se alastre.
    Esta "força de intervenção rápida" seria a arma para o fazer.
    Vamos tentar imaginar uma situação real de fogo. Supondo que o quartel general do GIPS/GNR, os tais super homens, está instalada em Leiria, e que acaba de deflagrar um incêndio em Abiul, concelho de Pombal, lá para os lados de Ansião (IC8). Como é que a GNR vai combater o fogo? Desculpe lá, sr Toino Costa, os primeiros 15 minutos são só para chegar à E.N.1. Depois, pela frente ainda estão pelo menos 45 minutos de caminho, isto se viajar num ligeiro capaz de atingir alguma velocidade. E sem transito. Esperemos que o incendiário não escolha uma hora de ponta para por o fogo na mata, isso seria uma maçada. Nem sequer quero imaginar o que iria acontecer se depois recebesem a noticia de que está a lavrar um incêndio na zona de Monte Redondo. Já para não falar da zona mais a sul do distrito de Leiria. Pois é, enquanto os minutos passam o nosso governo continua a brincar aos bombeiros CSI.
    Há outra coisa que não me sai da cabeça: Então se as corporações de bombeiros, ainda que com dificuldades de disponibilidade dos seus activos, estão espalhadas pelo distrito, pelos concelhos, por vezes pelas freguesias e NUNCA conseguiram chegar a horas de evitar que um incendio tomasse grandes proporções, como é que planeia o sr Toino Costa que esta nova força de elite combata convenientemente os incêndios?
    Parem de atirar areia para os olhos. Já chega...

     
  • At 8:51 da tarde, Blogger Cão com Pulgas said…

    Para transportar esta brigada ligeira anti-fogo proponho o desenvolvimento ou aquisição de um veículo que seja o maior da Europa, o mais potente da Península Ibérica e o mais avançado do Mundo, bem ao gosto dos portugueses.

    A catapulta.

     
  • At 12:18 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Pois!... Isso ou cuspir no incêndio a partir do satélite português. Não haveria incêndio que resistisse!...

     
  • At 7:34 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    A fase Charlie????
    Será de Charlie BROWN? Depois de tudo queimadinho e as matas todas castanhinhas?
    Bem, é que não serão os 20 GNR a apagar os fogos, não é...E depois por muito cedo que se avise, se não houver mangueiras a jorrar água ,as arvoresitas, queimam na mesma, `né? Pois...Era mais 20 carros de Bombeiros para Leiria , mas pronto...È Portugal, e está tudo dito!

     
  • At 1:02 da tarde, Blogger Chakal said…

    Para começar uma boa notícia: Portugal ficou abaixo dos limites de emissão de CO2 no ano passado, logo não tivemos de pagar multa :)
    Quanto aos fogos, é sempre a mesma história. Já só espero uma solução à Bush: deixamos arder este ano que para o ano já não arde, porque não há que arder.
    Mas nos fogos a culpa não é só do Governo. É, principalmente, dos particulares que têm matas abandonadas e sem limpeza, sem espaço entre elas, sem qualquer tipo de acesso, e nas quais o Estado não pode intervir sem autorização expressa do proprietário. Realmente deve-se, mais que tudo, prevenir os fogos, mas em muitos casos taçl não é possível por incapacidade do Estado. Talvez fosse altura de mudar as leis de protecção civil para permitir ao Estado intervir em situações de risco, mesmo sem consentimento expresso do dono das árvores...

     
  • At 1:03 da tarde, Blogger Chakal said…

    Ah, e já me esquecia, a seguir à Fase Charlie deve vir a fase Delta, quando chamarem o Chuck Norris e a sua Equipa Delta para limpar as cinzas :)

     

Enviar um comentário

<< Home