Dia da Europa - Hoje
"A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem uma criatividade à medida dos perigos que a ameaçam (...) . Através da colocação em comum de produções de base e da instituição de uma Alta Autoridade nova, cujas decisões ligarão a França, a Alemanha e os países que a ela aderirem, esta proposta constituirá a primeira base concreta de uma federação europeia, indispensável à preservação da paz." São estas as primeiras linhas da declaração redigida por Jean Monnet e proferidas à imprensa por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros de França, em 9 de Maio de 1950.
Era assim proposta a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA).
Era assim proposta a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA).
1 Comments:
At 1:13 da tarde, Chakal said…
E com a intervenção de um grande visionário se criaram as bases para a criação da UE.
Engraçado que as afirmações de Monnet pressuponham uma "federação europeia"; normal para quem habita num dos países que, por número de habitantes, ficaria no pelotão da frente da liderança desta mesma federação. Gostaria de saber o que diria o senhor se fosse Luxemburguês, Belga, ou Tuga. Talvez aí o ideal de federação fosse diferente, não em proporção numérica mas em igualdade de oportunidades e representatividade.
Espero que a rota que Monnet iniciou não seja vilipendiada no caminho para a desejável união da Europa numa força una, coerente em termos ideológicos e legais, igualitária em termos sociais e económicos.
Enviar um comentário
<< Home