Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

quarta-feira, abril 12, 2006

Democracia ? Onde? Quando ?




Cada vez me espanto mais com o esquizofrenismo Europeu que invadiu a opinião pública literada e os politólogos encomendados.

Quando há eleições na Europa há sempre dois resultados para os analistas :

1) Não há uma maioria forte logo o sistema democrático é fraco;ou,

2) Há uma forte maioria logo a democracia não está em causa nem a governação.

Engraçado esta visão.....

O que gostamos realmente é de ditaduras intermitentes.

9 Comments:

  • At 7:25 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    De facto é uma coisa que eu também já tinha pensado. Entao uma Democracia forte é só quando uma Democracia é baseada numa maioria absoluta? Isto é, para mim, um paradoxo! Mas a culpa não é só dos analistas. Infelizmente todos nós sabemos que um governo que não tenha maioria absoluta não consegue governar (pelo menos em Portugal), porque a oposição não é nem quer ser correcta e objectiva. A oposição tem a visão -para mim errada - de que se deve opor por tudo e por nada, como se estivesse a fazer birrinha por ter perdido. Assim não se consegue exercer um esforço conjunto de uma verdadeira democracia, porque se a oposição vê que o governo está fraco ataca imediatamente. Logo os partidos tentam sempre ter uma maioria absoluta desvirtuando assim o conceito de democracia.

     
  • At 10:28 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Poderá parecer para muitos uma blasfémea, mas a verdade é que tanto nas ditaduras de esquerda como nos regimes ditos democráticos há sempre espaço para os dois sistemas (democracia só para alguns e ditadura para os outros).

    Com uma diferença: nos regimes ditos democráticos a democracia é só para alguns. Veja-se -como um dos muitos exemplos - como funciona a justiça: As leis são democráticas, mas o acesso aos tribunais (via bons advogados) é quase vedado à classe média, que fará aos pobres.
    É polémico? Talvez. Depende da nossa opção política, não é?

     
  • At 2:08 da tarde, Blogger ++!++ said…

    ZECA Gallo: Tudo depende da nossa opção política.

    Estranho o facto de se referir a "ditaduras de esquerda".

    A "esquerda" ou a "direita" não são opções políticas numa ditadura.

    São alibis.

     
  • At 1:44 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Não é blasfémia...é estupidez...

     
  • At 4:02 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    lobo mau: perdoo-te,porque estás incluído nos "muitos"... na maioria...;(

    gana:obviamente que tudo depende da nossa opção política. tu tens a tua e eu, talvez depois de passar pela tua, tenho agora a minha.
    eu tento explicar-me: se não falei nas ditaduras fascistas e nazis (que são DITADURAS DE DIREITA, pelo jeito aqui só reconhecidas por mim),
    foi porque não me apeteceu enquadrá-las na discussão.
    Ou queres meter no mesmo saco (como convém aos salazarentos) as ideologias marxistas de partido único (no início) com as ideologias trogloditas de Pinochês & ca.?
    Umas lutaram, pelo menos inicialmemte, convictas de que poderiam criar um mundo melhor para as suas populações;as outras lutaram para um mundo melhor para 200 famílias de um só país.
    foi e é a diferença entre ditaduras de esquerda e ditaduras de direita, NÂO SÂO ALIBIS! ;)

     
  • At 1:43 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Lindo! "zeca" podias ter acabado assim: "a minha ditadura é melhor que a tua!"
    Podias também fazer uma contagem dos corpos e das vitimas e impacto económico e social! De certeza que chegavas á conclusão de qual é a ditadura melhor! Ditaduras de esquerda, direita, centro, de cima, de baixo é tudo a mesma merda! Usam uma determinada ideologia para proveito próprio e usar o seu poder total para a submissão de uma nação!

     
  • At 12:48 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    LOBO (não sejas)MAU pr'a mim!
    Afinal a FÁTINHA é capaz de ter razão...
    .................
    Eu apenas quiz especular, porque sei que as coisas não são a preto e branco.
    Também hà o cinzento.
    Se tu não me deixas ser livre de dizer o que penso
    ("NÃO É BLASFÉMIA...É ESTUPIDEZ...",como dictaste),
    estás a exercer a tua democraciazinha farisaica sobre outrém.Ou melhor: lembras um aprendiz de ditador.

    Repara na diferença:
    Eu escrevi, salvaguardando o direito dos outros discordarem comigo:
    "PODERÁ PARECER PARA MUITOS UMA BLASFÉMIA) e "É POLÉMICO? TALVEZ. DEPENDE DA NOSSA OPÇÃO POLÍTICA, NÃO É?"
    Já agora e a propósito:
    ESTÚPIDA era a tua avózinha e casou-se!

     
  • At 3:04 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Tadinho...fez dói-dói fez?
    Mas eu por acaso tou a proibir-te de dizeres alguma coisa?
    Simplesmente só tentei demonstrar a tua tendência de justificar as Ditaduras de Esquerda, enquanto eu digo que são todas iguais! E tens a lata de me chamares fascista por causa disso? Se isso não é estupidez...

     
  • At 4:25 da tarde, Blogger Papa Ratzi said…

    Por vezes as ditaduras estão mascaradas de democracia. Por exemplo, na África do Sul durante o apartheid o país regia-se por instituições democráticas estáveis. Só que não eram para todos. Ficava de parte a maioria negra do país. Em Singapura o partido que está no poder mantem-se imbatível com estrondosas maiorias absolutas consecutivas desde a independência da cidade-estado, em 1965. Mas será que a oposição tem as mesmas chances do partido no poder?
    Isto para não falar de ditadores que foram eleitos democraticamente, como Adolf Hitler. A democracia tem um botão de autodestruição. Existem muitos países em que poderes sem brandos costumes poderão chegar ao poder com a legitimidade do voto e sem fraudes.

     

Enviar um comentário

<< Home