Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

quarta-feira, março 29, 2006

Manifestações

Á Fránça (pronunciar com sotaque áfricánu) anda numa roda viva com o CPE (Contrato de Primeiro Emprego) Associações Sindicais, associações de estudantes universitários e sociedade em geral protestam contra uma medida do sr. Villepin (velhaco em português) que quer que qualquer empresa possa despedir, sem justa causa, um trabalhador com menos de 26 anos de idade. Defende-se o Governo com um "Ah, e tal, assim pode ser que as empresas contratem os jovens, e assim..." mas a mim (e a todos os manifestantes franceses) parece mais uma medida encapotada de garantir mão-de-obra qualificada e barata às empresas, que passarão a despedir pessoas com 25 anos e mais uns meses de idade.


(imagem vilmente surripiada do DN on-line)


Mas a democracia tem a sua beleza. Quando não se gosta, protesta-se. E como atesta a fotografia, em França o pessoal sabe protestar. Só espero que as meninas portuguesas vejam as boas práticas manifestantes lá de fora e, num assomo de tendências "fashion" e "chiques", passem também a manifestar-se com os seios desnudos. Tal como em França, pode ser que as manifestações não resultem, mas de qualquer modo sempre dá mais gosto ler e ver os espaços noticiosos.

4 Comments:

  • At 12:57 da tarde, Blogger Chakal said…

    Peço desde já desculpa aos possíveis comentadores desta posta pela qualidade fraca da foto, mas o fotógrafo do DN deve ter tido vergonha de se aproximar mais...

     
  • At 2:24 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Mesmo assim dá bem para ver!...
    Pois que as miúdas de cá aprendam qualquer coisa de jeito!!
    'Et, Vive la République!...'

     
  • At 1:43 da manhã, Blogger Papa Ratzi said…

    Também se fala que semelhante medida levará à criação de milhares de postos de trabalho. Ainda não me explicaram como...
    Concordo com medidas que levem as empresas a admitirem jovens, não concordo com medidas que nivelem por baixo os direitos laborais em nome da sacro-santa competividade. Estão a tomar medidas para transformar os jovens em carne para canhão, metaforicamente. E quando eles tiverem 27 anos, terão emprego ou as empresas irão simplesmente empregar outros chavalos(as) de vinte e poucos anos?

     
  • At 8:42 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Se fosse por cá também me manifestava contra, apesar de ter + de 26 anos, acho que esta lei é aberrante. Cria uma nova classe de trabalhadores: "Escravos Jovens"!

     

Enviar um comentário

<< Home