Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

sábado, março 11, 2006

Chamem a polícia!



Nos últimos tempos a banca nacional tem dado o anúncio de que vai assaltar o nosso país. Apesar da crise estar por cá instaurada desde o discurso da tanga de Durão Barroso, a banca não tem tido muitas razões de queixa. De facto, as notícias têm anunciado os excelentes lucros do sector bancário nacional, com números cheios de zeros. No entanto, eu não me sinto tão optimista em relação a este assunto. Ora vejamos:

Euribor- Quando fazemos um emprestimo são-nos cobradas duas taxas de juro, o euribor e o spread. A primeira é da responsabilidade do Banco Central Europeu e é cobrada por igual por todos os bancos da União Europeia. Não há forma de nós a negociarmos. O spread é a taxa de juro que representa a margem de lucro da banca, sendo esta negociável pelo cliente.

É esperado a aumento para breve do euribor e a banca já anunciou intenções de se antecipar a esse aumento, com óbvias consequências para as pessoas e empresas. Com que direito a banca aumenta o euribor antes mesmo do Banco Central Euroopeu o fazer?

Multibanco- Foi uma pequena revolução nos hábitos dos portugueses. Ter o dinheiro à mão nunca foi tão fácil, bastando ter um cartão e uma conta num banco. Para além de ser práctica, levou talvez, a que as pessoas mais facilmente perdessem o controlo dos seus gastos. Ou talvez não, dependendo do uso que cada um dá ao seu cartão. Nalgumas contas, inclusive, é possível levantar mais dinheiro do que aquele que se tem no momento.

O multibanco permitiu à banca poupar em trabalhadores que poderiam estar a fazer o atendimento nos balcões. Para além disso, cada vez que vamos ao multibanco apanhamos com publicidade que alguém paga. Assim, o multibanco permite à banca ganhar pelo menos de duas formas. Não contentes com isto, os bancos pretendem passar a cobrar a todos nós taxas de utilização. Com que direito?

Uma vez que a banca nacional vive momentos de tantos lucros é, na minha modesta opinião, um verdadeiro assalto anunciado a toda a população. Quem é simpático, quem é?

4 Comments:

  • At 11:52 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    A meu ver, existem uma medida fácil para o Estado arrecadar mais receitas. Bastava aumentar mais 2 por cento no que respeita a Impostos á Banca e ás Seguradoras para o Orçamento aumentar quase 900 milhoes de Euros. De salientar que os bancos e as seguradoras não podiam cobrar esse aumento aos seus clientes de maneira alguma! Os lucros fabulosos dos Bancos e Seguradoras no ano 2005, mostram claramente que podem aguentar esse aumento de impostos.

     
  • At 9:49 da tarde, Blogger Mac Adame said…

    É o normal neste país. Quanto mais se tem, mais se rouba. E os pobres cada vez ficam mais pobres e os ricos mais ricos. E a classe média mais pobre, evidentemente. América Latina fora do sítio, eis Portugal!

     
  • At 8:01 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Como é que seria possível, sem estas medidas, os bancos serem capazes de financiar estádios, ficando donos do Sporting:) e ainda terem capital para financiar OPA's, Contra-OPA's e salários chorudos aos seus dirigentes máximos e respectivos subalternos?
    A banca, neste período de crise, aumentou os seus lucros muito acima do resto da população. E continua a haver um regime de protecção das mais-valias garantidas no mercado bolsista. Pergunto eu o que isso favoreceu as empresas portuguesas? Supostamente os aumentos de capitais das empresas cotadas permitir-lhes-ia alargar a sua actuação e expandir os seus negócios, criando mais capital e consequentemente mais empregos. Mas esqueço-me sempre que isso só é válido para países com capitalismos a sério...

     
  • At 1:57 da manhã, Blogger Papa Ratzi said…

    Pois é, Lobo Mau, bastaria o Estado tributar um pouco mais a banca e as seguradoras para que podesse arrecadar uns "tostões" para equilibrar as suas contas. O problema é que a banca lida com dinheiro e este não tem pátria. Se o assustamos ele foge para outro lugar qualquer, e não faltam paraísos fiscais no mundo inteiro...

     

Enviar um comentário

<< Home