Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Trasladation (ou a vitória de Andy Warhol)




"Empire" (1964), de Andy Warhol (em baixo)


"Sleep" (1963) de Andy Warhol (em cima)

A TVI anunciou durante toda esta semana que os domingos televisivos de seca iam acabar. Como tal, anunciou uma excelente programação do agrado das massas pontificada pelos "Morangos com Açucar" ou o "Inspetor Max", por exemplo. No entanto, para mim a melhor surpresa foi o filme "Trasladation" ao melhor estilo de Andy Warhol (1928-1987). Criador da chamada pop art também se notabilizou por alguns dos seus filmes dos quais destaco "Sleep" (onde John Giorno é filmado durante oito horas a dormir) ou "Empire" (uma filmagem de oito horas e cinco minutos do Empire State Building em Nova Iorque).

Ontem realizou-se a trasladação (ou se preferirem, a transladação) da Irmã Lúcia do Convento do Carmelo para a Basílica de Fátima. Durante horas a fio podemos observar o evento, acompanhado por comentários pausados e monocórdicos e com a excitação de um relato de um jogo de golfe. Para mim, o ponto alto foi a transmissão do filme que Warhol nunca realizou, "Trasladation", durante o qual foi filmado durante três horas, vinte e nove minutos e quarenta e dois segundos a viagem do carro funerário e duas carrinhas entre Coimbra e Fátima.

Durante todo este período, milhões de portugueses cultivaram-se com arte de vanguarda digna dos filmes de Andy Warhol. E numa solidariedade cultural nunca antes vista entre as cadeias de televisão nacionais três canais cartelizaram as atenções dos espectadores transmitindo o mesmo filme! Mais que uma homenagem à Irmã Lúcia foi uma homenagem ao falecido artista que na televisão portuguesa encontrou seus seguidores. Desde já um muito obrigado pela ousadia e pela programação cultural.

5 Comments:

  • At 1:35 da tarde, Blogger Eric Blair said…

    Pá, fui à bola...

     
  • At 4:39 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Estou absolutamente escandalizado. Já remeti emails para todos os canais por cabo portugueses. Será possível que só três canais portugueses tenham passado um dia inteiro a divulgar a trasladação?
    E os ângulos que se perderam? Hã?
    As pessoas desinteressam-se se não tiverem os ângulos todos. Mau Maria.

     
  • At 6:42 da tarde, Blogger Pedro Morgado said…

    O pa, ontem nao havia bola em Braga :( tive que levar com a ditadura da televisão...

     
  • At 7:06 da tarde, Blogger Mac Adame said…

    Felizmente tenho 40 canais. Assim, não tive que ver o "Trasladation". E não fazia a mínima ideia que o Warhol também era realizador de cinema. De facto, se fosse vivo, talvez fosse o realizador ideal para a trasladação da Lúcia.

     
  • At 11:42 da tarde, Blogger Cão com Pulgas said…

    Eu vi tudo! E foi na quinta-feira.
    Um anjo apareceu-me no chorão que tenho no quintal. No início ainda julguei tratar-se de um lacrau, que aquelas árvores têm muito disso, mas não. Quando aquela coisa começou a falar, lembrei-me logo de umas alcatifas que colei quando tinha uns 17 anos e pensei que ainda fossem remeniscências do diluente no cérebro. A verdade é que na meia hora que a tal aparição assexuada esteve para ali, falou-me da conversão dos muçulmanos, essa cambada de bestas que são capazes de fazer viagens intermináveis a pé para chegar ao seu santuário. Os que não vão, assistem pela televisão enquanto milhares de outros ignorantes dão voltas tontas em torno de uma pedra. Esses camelos que parecem não se interessar por nada, mas que fazem todo o tipo de sacrifícios pela sua religião. Depois, falou-me de um papa muito velho e muito velhaco que há-de morrer decrépito sem que um muçulmano lhe dê um tiro. Por fim, contou-me o segredo que a Irmã Lúcia revelara aos filhos do D. Duarte.
    Não era para contar mas conto, que eu sou um herege que não respeita as religiões dos outros: É o merceeiro, o vosso pai é o merceeiro. Foi isto que a coisa disse.
    Como vêem, nesta religião, qualquer um pode ser vidente, qualquer segredo vale, qualquer trampa pode dar para horas de transmissão televisiva. Cambada de Talibans!

     

Enviar um comentário

<< Home