O Senhor Silva
O Sr. Silva esteve a dormir dez anos e acordou com um torcicolo que se confunde com humildade. O pescoço caído demonstra que já está infectado pela gripe da auto-comiseração, é um coitadinho, um inocente. Sofre de espasmos no corpo, talvez mazelas de Alcácer-Quibir.
Quando dá um bacalhau a alguém, levanta-se-lhe a perna direita numa saudação patética. Quando se ri para as crianças, ficam todas com icterícia. Não se dá bem com pessoas, o seu negócio é números. Por isso as coisas estão como estão.
O Sr.Silva gosta de Tabu, uma água de colónia que os magalas usavam no Ultramar. Não fala quando devia falar, mas fala enquanto come. A voz do Sr. Silva é sofrida e queixosa como o povo gosta. Parece uma pensionista a queixar-se dos joanetes.
O Sr. Silva nunca se arrepende de nada mas prefere não falar do passado. O único futuro que o preocupa neste momento, é o seu. Mesmo que isso implique ter que pertencer a um círculo onde se sente tão à-vontade como o Mister Bean numa loja de cristais. O Sr.Silva não tem noção do ridículo.
O Sr.Silva diz que não é um político profissional, mas na verdade nem um amador chega a ser. É um assalariado a satisfazer os interesses de quem lhe paga a avultada campanha. O Sr.Silva tem tudo comprado e encomendado.
Ao Sr. Silva não lhe são conhecidos hobies, talentos escondidos, qualquer coisa que o torne menos cinzento. Acredita-se que saiba ler, mas mesmo o que escreve em Economia está, segundo os entendidos, longe de ser brilhante.
O Sr. Silva não sabe dançar, não sabe falar, não sabe estar. Nunca fumou quanto mais inalar qualquer coisa que preste.
O Sr. Silva diz de si próprio que é um a pessoa "auto-convencida". Uma pessoa ou é convencida ou não é. Se precisa de se auto-convencer é casmurra ou burra ou ambas.
Aquando em férias, o Sr. Silva trepa a coqueiros, anda a ler a Utopia de Thomas Mann, quando na verdade esta obra obrigatória em Ciência Política foi escrita por Thomas Moore.
O Sr. Silva encolhe os ombros, franze a testa e arqueia as sobrancelhas num bailado de hipocrisia, mas depois, não sabe não responde. O Sr.Silva joga golfe mas só porque sim.
O Sr.Silva é um péssimo candidato e Deus nos livre que venha a ser mais do que isso.
Como diria outro "grande estadista" de vistas curtas, que também veio das berças para salvar o país, a bem da nação.
11 Comments:
At 11:00 da tarde, mg said…
A memória é curta.
Só assim se explica o Sr. silva vir a ser presidente.
Mas não se esqueçam que Freitas do Amaral já era presidente e nunca o foi...
Mas o Álvaro já cá não está...
E isto agora é tudo uma carneirada mole… não me levem a mal…
Onde está a minha geração “ A RASCA”?
Acordem e vão votar.
Hasta siempre
At 11:34 da tarde, Mac Adame said…
O Silva é aquilo que o labrego portuga quer. Não seria grave, se os labregos portugas não estivessem em maioria.
At 11:35 da tarde, Anónimo said…
Eu voto Cavaco para não ir pra lá o Mario Vintage.
At 11:41 da tarde, Unknown said…
Votar Cavaco é votar na mudança. Na mudança do não saber bem porquê e para quê. Mas o Cavaco vai voltar. Memória curta. Saudades do "Botas"?
E depois, em Portugal só há 2 candidatos, os outros são os "indecisos".
At 12:14 da manhã, PaKaSan said…
Estamos reduzidos a dois candidatos?
Só se quisermos!
Vamos usar as armas que temos... VAMOS VOTAR
E derrubar essas duas múmias (leia-se: relíquia histórica sem utilidade)com a força das nossas decisões...
At 6:45 da tarde, Papa Ratzi said…
Muito bom texto.
Existe no nosso país uma nostalgia de um poder musculado. À falta do Botas temos o sr. Silva. Não quero dizer que este senhor seja igual ao Botas, Botas só houve um e chegou.
At 9:48 da tarde, Unknown said…
Lamentavelmente estamos reduzidos a dois candidatos, os outros não conseguem levar a àgua ao moinho deles, perante as duas alternativas de voto, a melhor ainda me parece o voto branco!
Pode ser que se houver muitos em branco eles se convençam que ninguém os quer e dêm o lugar a outros!
At 11:49 da manhã, Cão com Pulgas said…
Meu caro Cruzeiro,
Não são eles que devem dar lugar a outros.
Somos nós que, de entre eles, devemos dar lugar a outros.
At 9:54 da tarde, Anónimo said…
Talvez seja melhor votar em Lenines e Karl Marxs "Wanna be"...
At 1:46 da tarde, Cão com Pulgas said…
Meu caro Lobo Mau,
O que parece dividir a esquerda, no fundo até a une. A possibilidade de escolha, a Democracia.
Na direita, os traficantes de interesses decidiram quem seria o seu candidato e assim ficou escrito. A esquerda conversou, discutiu e infelizmente não chegou a conclusões, mas não permitiu que a ânsia de poder se subrepusesse às ideias.
A esquerda está dividida, mas não vai engolir sapos. (pelo menos na primeira volta)
A direita, sobretudo a mais inteligente, vai ter sempre que gramar com um labrego como o Senhor Silva.
E como o tenho a si em conta de uma pessoa sofisticada, presumo que seja o seu caso.
PS. É que, não sei se reparou, o meu texto só diz respeito aos aspectos da personalidade do Senhor Silva que eu abomino. Para falar das políticas, precisávamos de um blog só para nós.
At 10:29 da tarde, Anónimo said…
Concordo e assino por baixo. Mas francamente. Qual é o candidato da esquerda que se devia votar? Um apesar de aparentar ter ainda genica ,tem 81 anos, arriscamos em ter que votar em novo Presidente dentro de 2 anos, o outro candidata-se para fazer birrinha ao velhote (tipo: "eu queria ser presidente! Buahh!") Depois temos + 2 candidatos que são lideres dos seus respectivos partidos e têm um medo de morte que alguém dentro do seio do seu partido ganhe mais importância que eles, se elegessem outro para a campanha presidencial(Onde estão o contestatários do BE do passado congresso? Foram "abafados"! E é melhor nem falar dos "renovadores" do PCP, se pudesse o Comité Central mandava-os para a Sibéria!)Mas tens razão, para falar de politica era preciso outro blog. Por isso fazemos uma coisa, tu votas no teu e eu voto provavelmente em branco. Tu depois dizes: "bolas mais uma vez em ultimo, mas se tivesse entrado o CDS/PP tinhamos ficado em penultimo, fica para a próxima"! E eu digo:" Ganhou este? Bem...ao menos não vamos ter + eleições presidenciais daqui a 2 anos!" :)
Enviar um comentário
<< Home