Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

terça-feira, janeiro 24, 2006

Memor-Abilio - Nicolau

Nico!

Este homem foi um dos maiores jogadores do nosso Atlético Clube Marinhense. Lembro-me perfeitamente de ir vê-lo jogar ao Campo da Portela, nas bancadas cheias de tremoços. Temivel para os centrais contrários, e até para os centrais colegas de equipa que tinham de treinar com ele, Nicolau, era daqueles jogadores que passeava a fama de ter jogado na Académica. Cheguei a vê-lo jogar a defesa central em finais de carreira.
Foi meu treinador. Não fuma, não bebe, não fode. dedicou grande parte da sua vida ao ACM.
Nicolau habita hoje em dia na Marinha Grande, para os lados do antigo posto de turismo.



É provavelmente o melhor blog que vi nos ultimos tempos. Tenho de o partilhar convosco:

http://cromodoscromos.blogspot.com//

14 Comments:

  • At 11:13 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Boa malha! Mas há mais cromos ACM que era interessante arranjar:
    - Marito "Sarvinhos", o famoso ponta de lança que cada vez que rematava à baliza norte do velhinho campo do Marinhense, acertava num placard de publicidade da Sarvinhos colocado por cima dos balneários;
    - Arnaldo José, dois metros de ponta de lança; uma vez saiu do campo da Uceira de pente em punho (um daqueles peste para carapinhas, tipo forquilha) a dizer que matava quem se aproxima-se, isto após ter enviado para o hospital o guarda-redes contrário com traumatismo craniano;
    - Ildo, um lateral esquerdo de eleição, só tinha um pé e chutava sempre pra onde estava virado;
    - Betinho, o brasileiro que dizia que era com o a Gillete, cortava dos dois lados, e ainda arranjou tempo para comer uma das filhas de um conhecido ex-árbitro;
    - Naftal (a lenda), dizia-se, a maior pix... que alguma vez passou pelos balneários da Portela, só comparável à trombinha do elefante do Chen;
    etc, etc...

    Carlos & Carlos

     
  • At 1:37 da tarde, Blogger Unknown said…

    Ai o que eu me ri com o teu comentário!
    Mas já estou a ver que acompanhaste uma geração mais antiga. Não me lembro de nenhum desses jogadres mencionados, a unica que me lembro é da filha do conhecido ex-árbitro e do placard da Sarvinhos.
    Lembras-te do Spencer? E dos grandes guarda redes Carlos Guedes e Paulo José?
    E já agora, consegue me dizer quem era aquele jogador pequenino que tinha jogado no Desp. Chaves? Esqueci-me do nome...
    E aquele croata que caiu de para quedas. O Nenad qualquer coisa, que não jogava nada, mas eu gostava dele porque ele pagava chocolates à malta no dia dos jogos! :D

    Abraço

     
  • At 7:24 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    O Carlos Guedes (de Pataias) tirava a bola da rede por cima da baliza com o pé (o homem parecia de elástico). Pois um belo dia o Pedro Lábios de Mel (júnior, na altura), tentou fazer o mesmo poucos momentos antes do começo de um jogo e bateu com os cornos no chão para gaudio da assistência.
    O gajo do Chaves não me lembro, mas lembro-me de um dia, num jogo de quarta à noite (naqueles torneios da AFL para tirar cartões), Marinhense - SL Marinha, o Simões (na altura SLM) estava no banco (mais o Velhinha) e houve um gajo que o começou a insultar da bancada. O Velhinha virou-se para o Simões e disse-lhe "não vais lá?". O Simões não foi de modas, saltou do banco, subiu a bancada e partiu o focinho
    ao gajo (isto com o jogo a decorrer) e depois foi novamente para o banco.
    Grandes cromos.
    (Mas há mais... e treinadores? e massagistas? e directores?)


    Carlos & Carlos

     
  • At 1:50 da tarde, Blogger Bruno Monteiro said…

    Ainda há pouco tempo passei pelo Cicinho... Pensei... Fogo, eu quando era mais pequeno adorava ver este gajo a jogar à bola, se tivesse sido na altura não tenho dúvidas que lhe iria pedir um autografo.

    Massagista só há um... o nosso Galinha! Graças a ele nunca tive uma lesão nos meus anos de pelado!

     
  • At 1:57 da tarde, Blogger mg said…

    Não me levem a mal, mas ao ler este post lembrei-me do Puscas, não por ser meu irmão mas porque dava uns toques...

    hasta siempre

     
  • At 9:52 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    alguém me pode dizer como era constituido o plantel do Marinhense da época 77/78? época em que defrontou o SL Marrazes na 2º divisão, zona centro

     
  • At 10:57 da tarde, Blogger Unknown said…

    tozé essa é muito dificil.
    Até deve haver gente que saiba responder, mas este post é muito antigo, já ninguém o lê.
    Tenta no blog http://cromodoscromos.blogspot.com//

    abraço

     
  • At 12:31 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    sim Ricardo eu sou frequentador desse blog mas não tem aparecido por lá nenhum adepto do Marinhense e como o clube em 77/78 se classificou a meio da tabela ninguém tem nenhuma informaação, apenas consegui uma fotografia de equipa dessa época. obrigado

     
  • At 12:33 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    e já agora Ricardo sabes alguma equipa do Marinhense do final dos anos 70 ou inicio dos anos 80? como falaste aqui em vários nomes alguns até conhecidos como o Nicolau. abraço

     
  • At 10:31 da tarde, Blogger Unknown said…

    Eu nem por isso, porque nasci em 1980 e só comecei a ter noção das equipas do ACM lá para 1988/89.

    Mas o meu irmão foi mascote dos séniores nos finais de 70, inicio de 80, antes de se tornar jogador das camadas jovens.

    Posso-lhe perguntar se ele se lembra da equipa.

     
  • At 9:03 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    agradecia ricardo, obrigado

     
  • At 12:29 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Boas !!
    Estão aqui os links para as fotos que eu tenho, mas são da equipa de juniores e não de seniores.
    Já agora se alguem conseguir dizer de que ano são, faça favor...
    Um abraço grande a todos.

    https://cid-ffb13f24c2906137.skydrive.live.com/self.aspx/.BlogImages/CCI16022009%7C_00000%7C_thumb[10].jpg

    https://cid-ffb13f24c2906137.skydrive.live.com/self.aspx/.BlogImages/CCI16022009%7C_00001[4].jpg

    https://cid-ffb13f24c2906137.skydrive.live.com/self.aspx/.BlogImages/CCI16022009%7C_00002[4].jpg


    espero ter conseguido ajudar, as fotos estão temporariamente disponiveis depois serão eliminadas!

    Um abraço

    Paulo

     
  • At 12:48 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Ola novamente,
    acho que será mais fácil verem as fotos neste link

    http://drzehnando.spaces.live.com/blog/

     
  • At 2:12 da manhã, Anonymous Tozé said…

    Passem em www.retrofoot2.com onde podem encontrar várias equipas da história do Marinhense e falar sobre este clube e os seus jogadores.

     

Enviar um comentário

<< Home