Humuhumunukunukuapuaa
Afinal o peixe considerado simbolo do Havai vai deixar de o ser. O seu nome foi considerado demasiado longo e confuso, para além desta espécie nem sequer ser única do Havai. Além disso não era assim tão bem visto pelos nativos das ilhas, não servindo de alimento servia sim como combustível para as suas fogueiras. Peixe sofre.
Uma vez que não é assim tão raro, talvez possamos pescar o humuhumunukunukuapuaa na Nova Zelândia, concretamente em Taumatawhakatangihangakoauauotamateapokaiwhenuakitanatahu (ou como quem diz em português "o lugar onde Tamatea, o homem com grandes joelhos, que trepava e engolia montanhas, conhecido como comedor de terra, tocava flauta para a sua amada").
Felizmente, este peixe não é considerado um devorador de homens, caso contrário em vez de Spielberg ter feito "Tubarão" teria feito "Humuhumunukunukuapuaa", que contaria a história de um peixe que atacava os marinheiros e atirava-os borda fora através de cuspidelas.
4 Comments:
At 11:16 da tarde, Mac Adame said…
Não fazia a mínima ideia que o humuhumunukunukuapuaa também existia em Taumatawhakatangihangakoauauotamateapokaiwh.
At 1:10 da tarde, Anónimo said…
Cabrão do peixe... é bem feito!!! Quem o manda chamar-se humuhumunukunukuapuaa?... ainda por cima não presta para comer... dass pró peixe... É mesmo caprichoso este Criador!
At 10:47 da tarde, Anónimo said…
O tipo que deu este nome ao desgraçado do peixe ou era gago ou tomava umas drogas bué de estranhas!
At 4:27 da tarde, Anónimo said…
Ouvi dizer que o Havai ia adoptar como símbolo a petinga, em fundo de arroz de feijocas...
Enviar um comentário
<< Home