Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

segunda-feira, dezembro 19, 2005

19 de Dezembro de 1961



O selo da gravura foi um dos últimos a serem emitidos na India Portuguesa. No entanto nunca foi posto em circulação. Isto porque no dia 19 de Dezembro de 1961 as tropas portuguesas estacionadas nesta colónia, ou se preferirem província ultramarina, renderam-se às imensamente superiores forças indianas.

Depois de 1954, quando os Estabelecimentos Franceses na India foram incorporados à União Indiana, apenas restava sob ocupação colonial a India Portuguesa. Por uma questão de nacionalismo, em 1961 deu-se inicio à invasão desta colónia, a qual era composta por Goa, Damão, a ilha de Diu e os enclaves de Dadra Nagar e Aveli. Para a defender existiam uns quantos soldados portugueses mal armados. Para a invadir existia um imenso exército indiano bem armado com material soviético. Salazar não queria perder este cantinho do império colonial e deu ordens para que se combatesse até à morte. A rendição era impensável. Mas neste longínquo 19 de Dezembro a rendição aconteceu. Os soldados portugueses, num acesso de lucidez, renderam-se a umas forças contra as quais era impossivel vencer. E foram enviados para campos de prisioneiros de guerra. Salazar não quis mais saber deles. No entanto, graças a pressões internacionais, mais tarde os prisioneiros foram trazidos de volta para Portugal e descarregados em Lisboa, às escondidas e de madrugada. Já não há heróis, mas pelo menos existem pessoas para contar a história.

8 Comments:

  • At 10:31 da tarde, Blogger mixtu said…

    O início do fim do Império...

     
  • At 12:03 da manhã, Blogger Mac Adame said…

    Salazar, Sócrates... Para quando o 25 de Abril prometido?

     
  • At 12:44 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Achas que tás a viver numa ditadura Macaco Adriano? Talvez tenhas que ir por exemplo para...a Coreia do Norte, para sentires na pele o que é uma Ditadura e deixares-te desse tipo de coisas:"para quando o 25 de Abril prometido?". O 25 de Abril foi em 1974...pá! Comparar Salazar com Sócrates só mostra a tua estupidez. Fala com os teus pais e avós sobre esse tempo,pode ser que aprendas alguma coisa, em vez de andares a dizer barbaridades e...macaquices.

     
  • At 5:17 da tarde, Blogger Mac Adame said…

    Lobo Mau (!?): Tirando a liberdade de expressão (como muito bem o demonstraste), o 25 de Abril deixou tudo na mesma. Deixou no poder o mesmo tipo de bestas. Portugal precisa de uma revolução a sério, com sangue. Se acreditas que existe verdadeira democracia neste país, não és o lobo mau, és inocente como o capuchinho vermelho.

     
  • At 12:18 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Ah! Queres sangue? Q ganda DEMOCRATA que tu és! É estupores como tu que faz com que certas revoluções que simplesmnete começam quando um povo anseia por liberdade acabem num banho de SANGUE (gostavas disso não gostavas?)e limpezas sejam étnicas, ou politicas! E atenção tou a falar tanto á esquerda como á direita! Mais uma vez volto a dizer para falares com os teus pais e avós pra te explicarem o que é uma ditadura. Porque já sabes o que dizem quando exageras em gritar "LOBO" vezes demais...o verdadeiro LOBO MAU arranca-te as tripas e tu gritas mais uma vez:LOBO!!!...e ninguém acredita...

     
  • At 1:47 da manhã, Blogger Mac Adame said…

    Eu nasci em plena ditadura. Não preciso de perguntar aos meus pais. E não gosto de limpezas étnicas, que isso é hábito de quadrantes políticos que não me agradam. Mas quando a democracia é a mentira que é neste país, sim, é preciso sangue!!!

     
  • At 7:41 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Parabéns! Estaline ficava orgulhoso de ti! Que pena não teres nascido mais cedo e assim juntares-te ao teu glorioso Líder! Ah isso é que eram bons tempos! Purgas, exilios de países inteiros (Georgia) para a Sibéria, execução de qualquer oponente, até mesmo quem espirrasse de maneira pouco bolchevique...Zás! Sibéria com ele! Mas principalmente havia uma coisa que ias gostar...Sangue, muito sangue! Que tal em vez de exigires sangue, vai mas é votar! Que é assim nos países democratas.

     
  • At 5:40 da tarde, Blogger Mac Adame said…

    Não voto em palhaços. Quando quiser ver palhaços, vou ao circo.

     

Enviar um comentário

<< Home