Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

sexta-feira, dezembro 16, 2005

16 de Dezembro de 1972

Quando se fala de crimes de guerra e contra a Humanidade, genocídios ou massacres vem-nos à memória a Bósnia, o Ruanda, a Alemanha Nazi ou os estados de caracter estalinista. E nós? Somos alguns santos?
O dia 16 de Setembro de 1972 foi um dos dias mais negros da história contemporânea de Portugal. Esqueçam a ideia que somos um povo de brandos costumes, não racista e de boas relações com as outras raças e povos.
Nesse dia, a 6ª Companhia de Comandos do Exército Português (sob o comando de Kaúlza de Arriaga) e agentes da PIDE-DGS perpetrataram a chacina das populações desarmadas das aldeias de Wiryamu, Chawola e Juwaua, província do Tete (Moçambique). Todos os seus habitantes foram liquidados e as aldeias varridas do mapa. Os mortos foram às centenas.
Só não me envergonho do meu país porque não existe um povo que nunca tenha cometido barbaridades.

7 Comments:

  • At 4:05 da tarde, Blogger Mac Adame said…

    Porque é que será que estes "holocaustos" nunca são lembrados? Porque é que ninguém sabe disto? Até dá jeito que outros cometam barbaridades, que assim não nos lembramos das nossas. Nesta postagem foi feito serviço público.

     
  • At 7:14 da tarde, Blogger carlos said…

    Eu não só me envergonho do meu país como me envegonho deste mundo.

     
  • At 4:09 da manhã, Blogger PaKaSan said…

    Seria bom que pensássemos duas vezes antes de dizermos que somos "um povo de brandos costumes"...

     
  • At 8:36 da manhã, Blogger carlos said…

    Seria melhor pensarmos 2 vezes em não pensarmos em nós como brandos. E seria, provavelmente, ainda melhor sermos mais terráqueos do que portugueses.
    Isso é que era.

     
  • At 12:20 da tarde, Blogger Unknown said…

    A realidade é que é sempre muito útil acusar os outros, é uma forma de não "nos" sentir-mos tão mal, com as barbaridades que "nós" próprios praticamos...

     
  • At 1:04 da tarde, Blogger pisconight said…

    Quem nunca errou que atire a primeira pedra... e não há ninguém que a atire. É o mundo onde vivemos, mas é com erros que se aprende (não com estes tipo de erros).
    ;)

     
  • At 1:47 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Essa de aqui trazer á baila um massacre feito ( será que existiu mesmo?!?! )pelas tropas portuguesas na guerra ultramarina não lembra nem ao diabo... E então os massacres feitos pelos naturais desse país ( que é o meu ) sobre os colonos civis, crianças,mulheres,velhos , enfim todos , sobre isso já não se pronuncia ?! porque será ?! Esquecimento ? Eu tenho livros com imagens terriveis sobre esses massacres... estes sim , estão documentados, agora esse de que fala, só se sabe deles por boatos...não há imagens,não há provas irrefutaveis, apenas as palavras duns missionários que na altura estavam conotados com os países que forneciam armamento aos guerrilheiros...Que credibilidade nos pode dar esse tipo de testemunhos ?!!??
    Antes de falar de coisa que não sabe, informe-se.
    Boa tarde
    Carlos

     

Enviar um comentário

<< Home