Memor-Abilio: CCCP
Esse sonho propagandeado caiu de vez quando um após outro país do antigo Bloco de Leste se tornou um dos nossos. Alguns deles até já são nossos parceiros comunitários, outros anseiam pelos dinheiros de Bruxelas e esperam a sua vez.
A competição entre os dois blocos não poderia ser alguma vez directa. O facto de ambos disporem de armas nucleares impediu que alguma vez se defrontassem directamente num duelo do qual não haveria um vencedor. Graças a este facto a terceira Guerra Mundial foi um evento felizmente adiado. Para além de multiplas guerras periféricas a competição exercia-se na conquista espacial e no desporto. Faz parte do nosso imaginário colectivo o tema "Gimn Sovetskogo Soyuza" (letra de Sergey Vladimirovich Mikhalkov e Gabriel G. El-Registan, música de Alexandr Vasilievich Alexandrov) tocado nas competições desportivas acompanhando a bandeira da União Soviética subindo sobre o pódio.
Hoje a antiga União Soviética é um retalho de democracias e semi-democracias ocidentais e ditaduras de todo o tipo. Para muitos dos seus antigos habitantes, o fim do Bloco de Leste simbolizou o fim de uma época gloriosa esquecendo todo o tipo de abusos que são imagem de marca dessa mesma época. Para muitos deles, cujos bisavós tentaram criar um mundo novo e cujos avós combateram na Segunda Guerra Mundial, a nova época é uma humilhação que os obriga a emigrar para países como o nosso para que possam sobreviver. São massas à espera de um qualquer salvador que os faça retornar aos tempos aureos de um país orgulhoso de si mesmo.
Senhores e senhoras, para recordar "Gimn Sovetskogo Soyuza":
Gimn Sovetskogo Soyuza Download
1.
Союз нерушимый республик свободных
Сплотила навеки Великая Русь.
Да здравствует созданный волей народов
Единый, могучий Советский Союз!
ПРИПЕВ:
Славься, Отечество наше свободное,
Дружбы народов надёжный оплот!
Партия Ленина — сила народная
Нас к торжеству коммунизма ведёт!
2.
Сквозь грозы сияло нам солнце свободы,
И Ленин великий нам путь озарил:
На правое дело он поднял народы,
На труд и на подвиги нас вдохновил!
ПРИПЕВ
3.
В победе бессмертных идей коммунизма
Мы видим грядущее нашей страны,
И Красному знамени славной Отчизны
Мы будем всегда беззаветно верны!
ПРИПЕВ
8 Comments:
At 3:01 da manhã, Anónimo said…
Vladimir chora por ver post. Obrigado.
Vladimir gosta de isso.
At 7:00 da manhã, carlos said…
?
At 1:50 da manhã, Anónimo said…
Ora aqui esta um hino ao que pior aconteceu ao mundo. O gaijo deve ser o raio dum comuna.
At 9:50 da tarde, Anónimo said…
Сквозь грозы papa ratziсияло нам солнце свободы,И Ленин великий нам путь озарил: На правое дело он поднял народы post!?!?!?
[caro papa ratzi, pode traduzir a primeira parte do post!?!?!?]
At 2:56 da tarde, Papa Ratzi said…
Caro Svetvan Vadislav,
traduzir a primeira parte do post? Espero que não seja para russo. Falava apenas de tempos idos em que o mundo estava dividido em dois numa permanente competição. Em que uma superpotência servia de contrapoder à outra. Este post não pretende ser uma glorificação da defunta URSS nem dos seus antigos satélites. Mas de facto, após ter conversado com alguns imigrantes de leste ou através dos meus contactos na área verifico que muitos deles sentem uma certa nostálgia do tempo em que eram um único país, o qual apesar de tudo o que tinha de mal dáva-lhes uns quantos motivos de orgulho. Fosse pelos sucessos no desporto ou pela conquista espacial, por exemplo. Entretanto as coisas mudaram e sentem-se agora algo humilhados, passaram de poder a pedintes.
Uma situação destas poderá ser um pretexto para pretensos salvadores da pátrias de serviço (por exemplo, Vladimir Jirinovsky) para entrarem em acção. O nazismo na Alemanha também começou assim...
At 3:32 da tarde, Cão com Pulgas said…
Bem dito, Papa, quero dizer pá, pá...
At 10:12 da tarde, Anónimo said…
Sempre curti muito este hino! Provavelmente a única coisa de bom daquele regime! Ganda som! Quase que apetece voltar aos tempos da União Soviética...quase.
At 6:24 da tarde, Anónimo said…
Letra e música de Tozé Brito...
Enviar um comentário
<< Home