Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

domingo, setembro 25, 2005

No país do lusomerdismo

Vivemos uma época impar na história do nosso país. Depois de alguns anos de vacas gordas e autoconfiança nacional (ele era a indepêndencia de Timor Leste, a Expo 98, o Euro 2004 e por aí adiante) eis-nos numa conjuntura deveras negativa em que se instalou o lusomerdismo.
E o que é o lusomerdismo? Não encontrarão a sua definição em qualquer bom dicionário mas bastará dois dedos de conversa com qualquer português para o sentir.
O lusomerdismo é simplesmente aquele sentimento colectivo do português em que passa o tempo a falar mal do seu próprio país e a fazer comparações com países que nunca visitou e dos quais pouco sabe. O lusomerdismo é a falta de autoconfiança generalizada que leva os portugueses ao fatalismo de dizer que vive no pior país do mundo mas que nunca toma uma posição para mudar a situação. O lusomerdismo é a acomodação ao que há de negativo justificada pela ideia que nada vale a pena fazer para mudar a situação.
E o pior é que o lusomerdismo tem o beneplácito daqueles que têm mando, seja ele político ou económico. Enchem-nos os ouvidos de que o português não é produtivo quando se teima em dizer que o é no estrangeiro. Enchem-nos os ouvidos de que nós ganhamos demasiado para aquilo que produzimos enquanto se esquecem que a produtividade passa sempre também pela capacidade dos empresários de estimularem os seus colaboradores (neologismo para assalariados ou proletariado), pela capacidade de organização, visão e gestão desses empresários.
Para se ser um bom lusomerdista basta passar o tempo a falar mal sem apresentar alternativas ou ideias, basta ter a oportunidade de fazer algo e não tomar nenhuma atitude, basta colocar todos os políticos no mesmo saco para justificar o analfabetismo político de que Bertold Brecht falava e preferir a praia, os copos ou a ida ao hipermercado da área de residência para faltar ao acto eleitoral.
Até já se tornou um chavão na boca à Mick Jagger de uma conhecida apresentadora de noticiários de uma das principais cadeias de TV nacionais quando diz que "só mesmo neste país".
Só mesmo neste país? Por acaso têm contactos com outras realidades quando passam a vida sem se informarem de como decorre a vida noutros países ditos desenvolvidos? E mesmo os reletivamente poucos que fazem férias no estrangeiro será que têm a capacidade de analisar com olhos de ver os países que visitam? Corrupção só em Portugal? Olhem para a Itália. Crise económica só em Portugal? Deem uma volta pela Europa. Estradas esburacadas e portagens só em Portugal? Atravessem a fronteira e vejam com os próprios olhos o país de nuestros hermanos.
À medida que a desilusão se instala vão-se abrindo brechas nas nossas instituições democráticas (boas ou más). Sente-se a nostálgia de um poder paternalista e musculado, sente-se um espírito de 1926 para resolver tudo o que vai mal. Hão-de-se arrepender no dia em que "Deus, Pátria, Família" regressar com o aplauso dos lusomerdistas convencidos que se vai mudar para melhor. Disse alguém que o poder corrompe e que o poder absoluto corrompe absolutamente.
Vivemos no país das oportunidades perdidas. Quando tivemos naus em todos os mares, o ouro e diamantes do Brasil ou os fundos da CEE preferimos torrar esse dinheiro no acessório esquecendo o que realmente era importante. Mas ainda não é tarde. Não pode ser.

12 Comments:

  • At 9:57 da manhã, Blogger Mário Nicolau said…

    Bom post. Assino por baixo. E acrescento, o país que somos deve-se em muito ao "Lusomerdismo". Uma atitude mais optimista e uma maior e melhor cidadania poderiam mudar as coisas.

     
  • At 1:43 da tarde, Blogger Unknown said…

    Belo post, Ratzi, muito completo. É engraçado que vi um senhor (um notável qualquer) na Sic-noticias a dizer que tinha muita esperança que Cavaco Silva fosse candidato á presidência da Republica, precisamente porque ia abalar a moral de Portugal. Que só uma pessoa com a capacidade de liderança do prof. Cavaco é que levaria os Portugueses a bom porto.
    Custa-me a crer, sinceramente.

    Tenho que dizer que tenho pouca esperança que consigamos dar a volta(pelo menos a curto prazo), porque como disseste, além de mal-educados, somos mal informados por quem tinha por missão informar. O noticiário mais visto é aquele "que serve o povo", é aquele que nos serve a desgraça, é aquele que vai ao teu encontro se lhe telefonares porque estás indignado, é aquele que dá voz ao "lusomerdista".
    Depois, toda a ideia de que todos os politicos são merda e são corruptos não nos podia fazer pior. Dá margem a quem realmente é corrupto de se emaranhar junto com os outros e passar despercebido, ou em aguns casos, de virar herói. Significa que nós nem sabemos quem é bom ou quem é mau, simplesmente "eles são todos maus".
    O lusomerdista prefere apreciar o José Castelo Branco fardado, ler o 24 horas porque trás um tabuleiro do Benfica para as cervejas e os tremoços. Pior ainda é que a geração que vem ainda não me parece estar preparada para agir positivamente, a sua educação está a ser direccionada para coisas futeis.
    Temos que fazer por nós e passar a mensagem de que só nós é que podemos mudar tudo, e não ficarmos à espera que a classe politica nos sirva tudo o que esperamos.

    O que nos falta mesmo é fazer um depósito na conta do PNR. Eureka! É isso!

     
  • At 7:50 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ai não é só Portugal que está mal?
    Então pronto, tásse bem!
    Porra, já podiam ter avisado, pá!

     
  • At 4:37 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ai o Cavaco é que vai abalar a moral de Portugal? E eu a pensar que era para isso que servia a Fátima, o Avelino, O Isaltino, o Valentim e outros
    www.leiriaemcuecas.blogspot.pt

     
  • At 5:53 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Lusomerdismo é ficar em casa a ver um telefilme. Acender a lareira, alugar um DVD, assistir a um programa da TVI, da SIC, da RTP, mesmo do canal 2! É ter um livro para ler e não ter que o fazer como dizia o outro, o dos poemas. É perder-se com teorias, com apreciações e juízos de valor. É ter opinião sobre tudo, ligar o computador e escrever num Blog.
    No meu tempo quem tinha ideias andava a monte. Hoje quem tem ideias é muito menos generoso, quanto muito partilha-as entre cafés e copos de água, em esplanadas, cervejarias e sempre em grupos restritos. É por isso que a política é uma merda, o país é uma merda e mesmo aqueles que não são analfabetos políticos, como diria o bom do Bertold, são no mínimo uns medrosos políticos. Todos têm medo de dar a cara e todos se queixam da falta de vergonha dos políticos. Em que é que ficamos? Ficamos na mesma, mas com a nossa consciênciazinha muito mais aliviada. É tão bonita a Liberdade...Ora...vão-se foder!

     
  • At 2:06 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Vai tu, ó "O que diria o Botas". Não há maior lusomerdista do que aquele que é, mas não quer ver. E fico-me por aqui.

     
  • At 9:19 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Lusomerdismo é :ESPERAR QUE OS NOSSOS PROBLEMAS SE RESOLVEM AMANHA...ESSES QUE DEVIAM DE TER SIDO RESOLVIDOS A UM MES ATRAS!-TIPICO PORTUGUES!

     
  • At 9:27 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Portugal é o país que tem mais lojas espanholas, com 1419 franchisados presentes em território nacional, de um total de 7775 estabelecimentos de 142 cadeias presentes em cinco continentes, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira pelo Franquicias Hoy

     
  • At 11:51 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    "Lusomerdismo"...gosto dessa palavra e concordo com Papa Ratzi! mas esta mentalidade já vem de longe. O que fazer? Talvez incutir os que estao á nossa volta um maior optimismo, iniciar por nossa vontade uma mudança de mentalidades. Nao ver só o lado negativo. Por exemplo:já andaram nas autoestradas espanholas? QUAGANDAMERDA! Enquento que por cá, temos bombas de gasolina e restaurantes e zonas de descanso de 30 em 30km, por lá é uma sorte encontrarmos uma bomba de gasolina de 50 em 50! Sitios pra comer?HAHAHA! Tens que sair da autoestrada entrar numa localidade e rezar que exista algum restaurante menos chungoso.E Viaverde?Nada! Em Paris por exemplo, chamava nomes a todas as alminhas possiveis quando tentava encontrar um Multibanco! Andava kilometros á procura duma merda destas pra poder levantar dinheiro. Em portugal encontramos um multibanco em qualquer esquina, e a nossa tecnologia é das mais avançadas do mundo,nao existe em mais lugar nenhum onde se possa fazer tantas opçoes! Vários Países estao interessados em adquirir o nosso software!Por isso nao vejam só a merda(que há muita), mas vejam as outras coisas

     
  • At 5:08 da tarde, Blogger Cão com Pulgas said…

    E eis que de repente um texto que apelava ao bom senso dos portugueses deu azo a todo o tipo de basófias pseudo nacionalistas. Isto está bonito, está...

     
  • At 9:34 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Pois eu concordo plenamente com o "o que diria o Botas"!!!
    Será que fui só eu que percebi que o que ele queria realmente dizer era que LIBERDADE não é SÓ ser culto e ter opiniões formadas sobre tudo e mais alguma coisa???
    LIBERDADE é dar a cara por aquilo que respeitamos, pá!!
    Porque não aproveitarem as vossas opiniões para as fazerem valer a sério?
    Mexam-se porra!!!
    Mostar publicamente as nossas opiniões é vergonhoso, não é?
    Vamos todos escondermo-nos atrás da mascara e gozar da Liberdade que adquirimos com alguém que teve coragem de não a usar...
    E já agora:
    Viva a Liliana!!!

     
  • At 12:13 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Mas porque é que quando alguém tenta mostrar algum ,mesmo que seja pouco, orgunho de ser deste país apanha o rótulo de ser nacionalista (como se isso fosse mau). O aproveitamento fascista do nacionalismo foi há mais de 30 anos!! Acorda! Está na hora de seguir em frente! Talvez por causa de as pessoas terem vergonha de ser Portugueses que isto nunca mais vai para a frente! Quem ganha? Uma equipa em que os jogadores só querem saber do seu salário, não têm amor á camisola e se estão pouco cagando desde que recebam o dinheirinho!Ou uma equipa em que os seus jogadores têm orgulho de vestir a camisola, trabalham para o bem comum e tentam atingir o mesmo objectivo! Não sejas retrógado Cão com Pulgas! Teve que ser um Brasileiro (Scolari) a mostrar que não há vergolha alguma de gostar-mos do nosso país!

     

Enviar um comentário

<< Home