Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

quinta-feira, agosto 25, 2005

Por um lugar na fila

Enquanto não se resolver o problema da Educação não se resolve o da Saúde. Não há médicos suficientes porque as notas contam demasiado, mais até que o talento para ser-se médico. Não existe educação nos utentes, que alarmados com problemas de saúde, recorrem excessivamente às urgências, é um fenómeno já estudado.
Somos um país católico, ainda embevecido pela história da paixão de Cristo, sofredor até à medula, adepto de futebol que gosta de fado. A vida não parece fazer sentido se não doer e se doer, é porque estamos a bater a bota. Um drama até repararmos que conseguimos tirar dividendos disso. Quando temos chico-espertismo para o fazer, tudo vira Carnaval. Este país não tem personalidade, não tem coluna vertebral.
O sentido Cívico faz parte da Educação, ou se tem ou não, infelizmente não se aprende nas escolas. Outro problema na Educação.
Já o disse uma vez e digo-o de novo: Devia haver mais pessoas como a Liliana. Pelo menos há algo de que nos orgulhamos.

14 Comments:

  • At 10:51 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Isto é tudo uma teia manhosa. Sem educação não há saúde, muito bem. Mas se estiveres doente não ligas nenhuma à educação, é uma questão de prioridades. Depois, se as médias para medicina são altas é sinónimo de poucos médicos, se as médias baixarem já dizem que qualquer pessoa os pode tratar. Se há falta de médicos formados, sinceramente não me parece. A mim parece-me é que o estado está a limitar demasiado o número de pessoas a trabalhar na saúde, mesmo que se considere que fazem falta. É a chamada contenção de despesas. O povo que se aguente com os serviços que nos dão.
    Sim, precisamos de mais Lilianas. Só espero que os seus esforços não caiam em saco roto.

     
  • At 12:15 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    A SIC está neste momento na Marinha a fazer uma reportagem com a Liliana, sobre o problema do posto médico.

     
  • At 2:16 da tarde, Blogger Unknown said…

    EDUCAÇÃO SOCIAL, CIVICA E DE CIDADANIA NAS ESCOLAS!!! JÁ!!!

     
  • At 6:05 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    já existe Educação Cíviva nas escolas, mas não se mudam comportamentos cívicos e muito menos mentalidades em dois ou três anos, principalmente porque as crianças vivem em sociedade e aí têm muito maus exemplos, que muitas vezes começam na sua própria casa. Talvez na próxima geração se note alguma diferença.

     
  • At 11:35 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Hoje tou de bom humor. Estou revoltado.pois sim!concertesa que estou revoltado.Pois uma pessoa quando lê certas coisas e tal e acha uma perfeita parvoíce e tal fico assim.Pois fico.
    E fico ,pois tou revoltado com TUDO!E com o (sentido Cívico faz parte da Educação),e tudo isso,fico,FODIDO.Pois fico...

     
  • At 6:15 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Pois...foi um principio sim senhor!
    Tentasse acabar com as bichas...mas as malvadas sabem nadar e perFILAm-se sempre! Umas tontas...
    Agora vai ser assim:
    A Maria chega ás 5 da manha para a consulta, da janela o guarda vê e grita ao colega da porta: “ eh pá...dá lá tu agora uma corrida e enxota porque a mim já me doem as pernas, já hoje lá fui 5 vezes".
    E lá vai o colega. Quando chega extenuado á porta do Centro, porque a distancia é enorme,, muito enorme.. já lá se encontra outra e diz ele " atão ..bamos a dispersar, a dispersar senão tenho que os identificar e lebar ao tribunal que lá sim é que bos tratam da saude".
    A bem da saude os dois lá vão embora.
    Já o guarda esfregava as maos de contente eis que chega uma toyota hiace cheio com pessoal e começam a descarregar uns cobertores, umas almofadas e umas buxazitas e diz o guarda " ai agora é que está aqui um sarilho...querem lá ber estes..Não tiram nem mais uma almofadinha do carro... tudo para a esquadra...tudo já para a esquadra...para identificação"
    E nisto são 8 da matina, começa a chegar o atarefado pessoal dos serviços....já cheinhos de cansaço, por osmose, do extenuante dia que vão ter pela frente e SURPRESA!!!! A porta está limpinha..nem uma pessoazita...nem um doentito...nada... e dizem elas umas para as outras “ Oh valha-nos o padecido” .
    Estavam elas a conversar ainda estupidificadas com o assombro de um acontecimento único nos últimos 20 anos na aldeia eis senão que chega o 1º médico, mais conhecido pelo “madrugador espiritualista” e dizem elas à beira de um ataque de gosma…” Senhor Doutor pode ir embora… hoje pela primeira vez que o senhor madrugada…não tem doentes… não é giro???” “ Giro???” diz o médico, GIRO???? Mas voces não vem que nos estão a fazer a folha??? “
    Olham uns para os outros, lançam as maõs aos cabelos e gritam “Vamos já fazer uma manifestação a dizer que querem acabar com os nossos postos de trabalho…não há doentes…com a contenção de custos..ainda nos despedem a todos….e ainda por cima a aldeia é o único sitio desta republica das bananas onde não há desemprego…ainda nos tramam a todos…”
    E no inicio da tarde sai a manifestação á rua composto por 35 médicos, 25 enfermeiras, 33 administrativas… sob os apupos dos 2 esgosmistas que diziam “ eu bem vos disse que ainda nos havíamos de ver na mesma situação… a saberem o que a vida custa”.
    E debaixo de fortes aplausos de 35000 pessoas a dizerem que “ É bem feito…não podem nem devem ser despedidos…cá a gente tá convocezes… na defesa dos vossos postos de trabalho…sim senhor…”
    E enquanto isto se passava no centro da cidade, eis que o primeiro ministro convoca o ministro da saúde dizendo…” eh pá anda cá já depressa … é preciso fazer uma acção de choque na aldeia…temos que encontrar solução,… as eleições estão à porta pá…temos que nos despachar a resolver aquilo, nem que seja colocar lá uns infiltrados para fazer uma comissão de utentes, diminuir o numero de médicos, e reduzir a um 1/3 o numero de administrativos…e bem…acho que de pessoal de enfermagem tá tudo bem pois ninguém se queixou mas mesmo assim ainda penso que em vez de 4 ou 5 ou 6 horas de trabalho ( Olhá ministro… afinal quantas horas é que está na lei hem??) bem também não sabes…olha sejam quantas forem reduze-las e prontos”.
    E foi nomeado um emissário local.. de reconhecido mérito regional e internacional, para, coitado “ servir de advogado do Diabo” entre as partes para resolver o problema…sim…porque não se pense que isto de resolver as coisas pelas partes não é doloroso…porque é…oh..oh.. se é!!! E então quando atinge também a coluna vertebral,,, assim bem ao fundo mas na frente..ui..uui!

    E na manha seguinte, a cidade amanheceu impavida e serena. e tudo retomou á divina Paz, para descanso dos guardas já cansados de tantos meses de balbúrdia que foram convidados a ficarem nas secretárias e a ronda passou a ser feita pelos “irmãos na desgraça”, dos 35 médicos que assim podiam atender placidamente os seus cerca de 10.000 doentes, os dois vendedores que foram contratados para a Bolsa da Cidade Grande para alegria da população que viu assim reconhecidos dois dos seus melhores compatriotas, finalmente a tão desejada comissão de utentes foi formada para descanso dos que se preocupavam a quem deviam agora meter a cunha para serem atendidos, os administrativos que passaram a ser coadjuvados por pessoal deslocado local que estava em excesso na autarquia fruto de tanto rapar tachos, acabou-se também com o campismo “jovem” ( vá-se lá saber o que é isto) em frente á porta do centro. Enfim, decorriam benemeritamente os dias nesta cidade.

    Mas…….na madrugada de um dia qualquer…..um tenebroso acontecimento……o centro é palco do mais fantástico, abismático, espasmático…leilão alguma vez visto…” quem dá mais… a senha para consulta do médico mais dedicado, trabalha 10 horas por dia, passa todos os medicamentos genéricos quer se peça quer não, até aos panarícios manda fazer exames.. por isso quem dá mais… 50, ouvi 50, e vai 3, e vai 2 e vai 1… vendido áquele lindíssimo e irrequieto cobertor azul de pelo alto pela quantia de 50, isso mesmo 50, pensos rápidos.

    E é então que o Director Todo Poderoso pespegado no alto do seu castelo ao ser informado via telefone vermelho dá a seguinte ordem:
    “ Como falhou o Plano A que Avance o Plano B. Afinal…que se lixe…a taça”
    Eis que nessa noite na calada da noite…. Nascem em todo o perímetro do centro onde estão incluídas a urgências que desde que o centro passou a funcionar como um relógio ficou ás moscas… uma monstruosa vedação eléctrica de alta tensão, cheia de personalidade, e que não permite uma aproximação pelo menos até 10 metros ( que o digam os coitados dos guardas quando foram pegar no turno da madrugada). Foi instalado ao portão principal por ser único, um contingente que passou a tratar das senhas por ordem de desgraça ajudados com os policias sinaleiros, que voltaram ao activo, que passaram a controlar os peões só deixando circular um de cada vez para o perímetro do contingente, exceptuando-se aqueles que tinham as tabuletas identificadoras do corpo de intervenção dos passeios pedestres e percursos pedonais que tinham como missão correr atrás dos motorizados que costumam fazer daquela vedação um autentico mata-moscas nos seus circuitos.
    E Prontos! Não caiu em saco roto… resolveram-se vários problemas: o do ambiente
    ( porque se evitou a especulação imobiliária naquele descampando qual mata nacional em frente ao centro), o da educação, todos passaram a tratar-se um poucoxinho melhor ( o respeito é muito bonito e quando não vai a bem vai a mal), o do urbanismo ( o projecto da vedação foi criteriosamente analisado antes de lhe ser passada a licença ( é de notar que para tal analise foi pedida a intervenção de duas comissões cada uma com a sua maneira de interpretar a lei) e ganhou aquela que o tinha mais.

    Enfim. Hoje quem quiser tratar da Saúde, recomendasse vivamente que vá até ao CAP – Centro Apoio aos Pacovios – criado recentemente, e que atende todos aqueles que teimam em acreditar que….. ainda existe um, umzinho, exercício de Cidadania totalmente isento de qualquer cor partidária. E Porra cá tou eu com a mesma conversa!!!

     
  • At 10:59 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Desde que passei na pele o que era ir ao centro de saúde ás 6e30 e já haver 12 pessoas á minha frente, inclusive uma velhota que tinha os primeiros 6 números, nunca lá mais pus os pés! Prefiro pagar 15 euros por mês á Leirivida e ter consultas quando eu quero e principalmente não tenho que lá ir de madrugada!!!

     
  • At 11:57 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ai é? Ai é? Pois eu cá fiquei como o Portugues Revoltado! Estou revoltado e prontos!
    Então onde é que está a solidariedade para com aqueles que á chuva e ao frio, faça sol ou faça nublado, amochavam ali os cavalitos á espera de vez??? Atão... isso é coisa que se faça??? 15,00 no privado para ajudar a aumentar a pançuda dos gajos que têm dentes de oiro, fumam charuto e só comem lagosta e ainda por cima mensal, quer precise quer não precise. Ao menos ali á porta eram só 5 e ajudavam-se os desgraçados a ganhar a buxa que evitavam o transtorno das imtemperies a quem só, só, só pode ir ao serviço publico??
    Pois, por isso me junto ao Portugues Revoltado. Também estou, ai pois estou!

     
  • At 12:32 da manhã, Blogger Unknown said…

    Lobo mau, neste caso tb penso como o pirolito. Dar dinheiro à Leirivida para ter acesso à saude, é de certa forma "à rico" (se bem que é a unica maneira de termos acesso à saude, compreendo, até ha bem pouco tempo tb era socio), mas Pirolito, também não concordo com essa cena da solidariedade com os "coitadinhos" que lá ficam, pois os coitadinhos limpam mais num dia que eu numa semana de trabalho, não tenhas duvidas. E aquela conversa do gajo que apareceu a dizer que "dá pra bica e pros cigarros" e "ja procurei trabalho e não me dão" não é mais que pura tanga.
    Deviamos ter direito àquilo que pagamos. Quando pagas por uma coisa, seja uma televisão ou uma varinha mágica, esperas que ela funcione, não é?

    Tenho um colega de trabalho que reside em Pombal, (que é um concelho que não tem o titulo de "capital da inovação") que me diz que se acordar com gripe, vai ao posto médico local e que é atendido sem problemas.

    Tá na hora e termos o nosso lugar na fila.

     
  • At 5:36 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    devemos sim acabar com o centro de saude de vez!assim acabam as reclamações!

     
  • At 11:41 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Há alturas para tudo, para nos rirmos e para falarmos a sério. E é digno que se diga, que temos gente de um humor fantástico. O rir é ainda uma das poucas coisas que podemos fazer sem pagar impostos e ajuda a esquecer as tristezas de todos os dias. Mas a vida não é só riso. Há momentos em que temos de falar de coisas sérias. E a saúde em Portugal é uma coisa séria.

    A Liliana abriu uma grande discussão que ultrapassou o espaço físico do concelho, mas outras iniciativas do género já aconteceram um pouco em outros locais, e para alem do primeiro impacte, sucumbiram.
    Mas, nem todas as iniciativas do género têm de acabar de forma semelhante.

    A questão é a política de saúde que todos os governos vêm adoptando e que não servem os doentes. Então como é que se pode mudar este estado de coisas?

    1º Existe uma política de saúde que não serve os doentes, não os serve nem os respeita.
    2º Todos nós, cidadãos/ munícipes somos potenciais doentes. Por isso, mesmo que não o estejamos, este problema também é nosso.
    3º O direito à saúde é um direito de todos os cidadãos por isso é do interesse dos cidadãos que haja serviços de saúde condignos, eficientes e competentes.
    4º Os eleitos do poder local, Câmara, Assembleia Municipal e freguesias, são os representantes do povo e têm como dever defender os interesses da comunidade que os elegeu. O mesmo se aplica aos deputados da Assembleia da Republica e Presidente da Republica.
    5º O facto de as autarquias não terem competências no âmbito da política de saúde, não que dizer que não defendam de forma intransigente o direito a uma prestação condigna dos serviços de saúde aos seus munícipes.
    6º Em todos os outros concelhos do País os cidadãos confrontam-se com os mesmos problemas, com a mesma falta de respeito pelas pessoas.

    Uma possibilidade se me afigura:

    - As autarquias estão organizadas na Associação Nacional dos Municípios Portugueses que reúne todos as autarquias do País. E aqui pode estar o principio de resolução, pois têm a força dos municípios associados e têm o peso necessário e suficiente para enfrentar interesses e obrigar o governo a mudar a política de saúde que vem praticando.

    Também é necessário “invadir-se” a Assembleia da Republica com petições e requerimentos lembrando-lhes que estão lá para defender os interesses dos doentes que potencialmente somos todos nós.

    Será tão difícil que este compromisso possa ser assumido pelos novos autarcas ? Eu penso que não.

    Quem viu a reportagem na televisão ficou a saber como os responsáveis pela área de saúde no distrito pretende resolver o problema: Vedar e fechar o Centro de Saúde durante a noite e abrir às 7 horas da manhã ou seja na prática decreta-se o fecho do SAP durante a noite.
    E o problema está resolvido: O facto dos doentes irem para o centro de saúde no dia anterior, o facto da venda de lugares, o facto das consultas a perder de vista, o facto das listas de espera, o facto da insuficiência de pessoal administrativo, o facto de insuficiência de médicos, o facto dos horários principescos.

    Não há nada como a genialidade para a resolução de um problema transversal a todo o País.

     
  • At 4:06 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Recebi este e-mail como tantos que recebo ao longo do dia e que por falta de pachorra apago sem ler, mas este, pelo título, e porque tenho seguido o tema achei interessante e por isso tomo a liberdade de o “postar”:

    Começa assim:

    “ Denunciem o Sistema de Saúde em Portugal! (escândalo)

    Permitam-me que lhes transcreva, de forma sintética, um artigo que li no Boletim Informativo do Clube de Campismo do Concelho de Almada, datado de Junho de 2005, da autoria de José Chitô. Leiam, porque vale mesmo a pena!

    Consta do seguinte:

    Este senhor acordou um dia com um problema no olho direito. Pareceu-lhe grave. Deslocou-se ao Hospital Garcia de Orta, em Almada (16 Abril 2005).

    Diagnóstico: deslocamento de retina. Só poderá recuperar com operação. Segundo a opinião do oftalmologista a situação é grave e urgente. Mas a lista de espera é muito grande: talvez 6 meses a um ano. O nosso amigo fica abismado, pois uma situação destas requer internamento imediato. Qual a solução que veio da boca do médico? A existência de um bom especialista em Setúbal, que ele próprio conhecia.

    Lá vai o homem à consulta do referido especialista que lhe confirma o
    Diagnóstico: tem que ser operado. Eu levo 3.000 euros por operar, mais 3.000 para a clínica e assistentes. TOTAL: 6.000 euros (1.200 contos). Por esta consulta desembolsou 60 euros.

    Por achar este orçamento brutal, resolve marcar consulta para uma clínica em Badajoz. Devido à urgência do caso, marcam-lha para o dia seguinte. É atendido meia hora depois de ter chegado. Confirmam-lhe o diagnóstico. O especialista diz não haver tempo a perder, não tem datas livres, por isso vai ter de adiar operações menos urgentes para poder encaixar a dele. Volta passado 10 minutos, com a data da operação: AMANHÃ ás 17 horas. São 1.200 euros (240 contos). Custo da consulta: 35 euros.

    A operação foi um êxito! Nos 30 dias seguintes e sempre que se deslocou à
    Clínica, não pagou mais nada.

    COMENTÁRIOS? Este país não tem salvação possível! E não sou daqueles que gostaria de ser espanhol! “

    A ser verdade o acima exposto, é triste, muito triste. E estas situações não se resolvem porque existe falta de "vontade" politica para enfrentar interesses e lobbies instalados e nós portugueses nada fazemos para que este estado de coisas se inverta.

     
  • At 12:08 da tarde, Blogger ZuLu said…

    É mesmo isso. Nós fartamos-se de falar mal dos espanhois mas eles é que a levam direita. Eu tambem não gostava de ser espanhol mas estive lá de férias e sem dúvida que se organizam melhor que nós, a saúde é melhor que a nossa, as estradas são melhores que as nossas, os condutores são melhores que os nossos, a qualidade de vida é superior á nossa. Recentemente tive uma proposta de emprego em Sevilha a ganhar um ordenado que nunca na vida irei ganhar cá em Portugal. É triste mas é verdade...

     
  • At 1:13 da tarde, Blogger Jessica L. Smith said…

    Sugiro que você leia meu testemunho. "Estou tão animada que minha esposa voltou depois que ele me deixou por outro homem. Minha esposa estava tendo um caso com um colega de trabalho e eu amo muito minha esposa, mas ela estava me traindo com ele. Colega de trabalho e esse cara que eu acho que usa bruxaria ou magia negra em minha esposa para fazê-la me odiar e isso foi tão crítico e desnecessário, eu choro o dia todo e noite por Deus me enviar um ajudante para trazer de volta minha esposa! Fiquei muito chateado e precisava de ajuda, então procurei ajuda on-line e me deparei com um site que sugeria que o Dr. Wealthy pode ajudar a recuperar a ex-esposa rapidamente.Então, senti que deveria experimentá-lo. ele me disse o que fazer e eu fiz, então ele fez um feitiço de amor por mim 11 horas depois, minha esposa realmente me ligou e me disse que ela sentia tanto minha falta, oh meu Deus, eu estava tão feliz e hoje eu estou feliz com minha esposa novamente e estamos vivendo alegremente juntos e agradeço ao poderoso lançador de feitiços Dr.Wealthy, ele é tão poderoso e eu decidi compartilhar minha história aqui. você está aqui e seu Amante está recusando, ou sua esposa se mudou para outro homem, não chore mais, entre em contato com o Dr.Wealthy para obter ajuda agora. Aqui está o contato dele, ligue / WhatsApp: +2348105150446.

     

Enviar um comentário

<< Home