Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

segunda-feira, agosto 01, 2005

O que nos calha na rifa.

Cheguei há pouco a casa. Devia ser praí 1 da manhã e é Domingo. Ao chegar a casa ouço claramente, repito: claramente, todo o som da festa das Figueiras que a esta hora ainda rola, qual sambódromo do Rio de Janeiro, mas com o "Oh Senhora da Boooa Hooora!!!"
Não consegui conter a risada. Epa, respeito as festas locais, compreendo que para muitos seja a salvação de todo um ano de monotonia, mas há coisas que me fazem comichão.
Pus me a pensar que estas festas têm liberdade total de fazer ruido, até à hora que o querem, sem impedimento nenhum, enquanto que se fosse um concerto de rock, ou de black metal nunca teria o previlégio de tocar numa colectividade, a esta hora, num dia tão sagrado como o Domingo. Fazer festas religiosas em nome da Nossa Sinhora que Leba o Canteiro à Fonte é bom, concerto de Panzer Frost é mau. Beber vinho até ficar com nariz de beterraba e dançar aos tombos com o rego do cu à mostra é bom, abanar o cabelo ao som dos Mortal Throne lançando todo um bafo de Pantene pela sala é mau.
Nestas festas como a das Figueiras não se vê a policia a cancelar e a interromper o concerto. Mais facilmente se vê o policia fora de serviço a emborcar bagaço como se tivessem anunciado há 5 minutos o fim da sua produção.
Não se vê o vizinho de robe e chinelos que acabou de chamar a policia, escandalizado, porque trabalha por turnos e quer dormir, não faz mal, é pela festa. Até vai à quermesse comprar uma rifa.
Quantas vezes já assistimos, ou não tocamos em concertos que foram terminados pela policia, sob queixa da vizinhança? Pessoas intolerantes à musica e à sua pratica pelos jovens. Eu sei que este tipo de exposição do problema que escrevo é estupido e tem contra argumentações faceis, mas fico realmente triste que não haja espaço para tudo. Tenho pena que ainda não sejamos civilizados o suficiente para tolerarmos nos nossos gostos, ou pelo menos que hajam condições para que todos tenham direito a se expressar. Tenho pena que ainda exista o preconceito de que o rock é igual a droga e que o metal é só sangue e visceras, pessoal bué de satânico e tal. Quem ainda pensa assim, é porque não conhece nenhum "metaleiro". Os "metaleiros" são dos gajos mais "pipis" que pode haver à face da terra, sempre com as suas preocupações capilares e apresentação cuidadosamente preta, habitualmente muito educados e com inteligência acima da média.
Há outra história real, bem engraçada de dois amigos da minha banda que residem na Vieira, que ensaiavam por volta das 18h00. Eram completemente odiados pela vizinhança, especialmente por um vizinho que tinha como hobby cortar lenha com a moto-serra por volta das 5 da manhã. Ora la está: Trabalhar com uma moto serra às 5 da manhã é bom, é trabalho, ensaio de uma banda rock às 6 da tarde é mau. Já cheguei mesmo ter a policia a interromper-nos o ensaio, dizendo que haviam vizinhos que não gostavam de nós, que tinhamos que parar, como se fossemos um gira discos que é so por no "off" quando não se gosta. Quanta falta de tolerância!

Tenho andado às turras com o civismo e com os hábitos de vida em Portugal. Fui há pouco tempo a um pais (Holanda) que me deixou estonteado pela maneira como tudo funciona, pelo respeito do espaço que é de todos, que existe para todos. Quando falo de espaço, falo de cor, religião, sexualidade, vicios, musica, modas, clubismo, partidarismo, etc...
Não me refiro à Holanda por querer ser igual aos holandeses, mas sim porque me preocupo com a falta excessiva de sentido civico dos portugueses, jovens inclusivé. Falta de noção de vida em sociedade e responsabilidade civica. Falta de cuidado pelo país e pelos outros com quem partilhamos o espaço. Falta de tolerância. Lembro-me da história do arrastão, quando se ve um negro de mochila na mão, pensa-se logo que foi roubada, como se os negros não tivessem direito a ter uma mochila. Na estrada é o que se vê, aceleras, buzinões e rezingões.
Quando é que vamos ter mais gente interessada em fazer melhor? Quantos anos demorará?
Quando é que nós nos juntamos? Quando é que nós realmente vamos a começar a fazer por nós? Quando é que vai caír o preconceito?
Não falo de boca cheia, eu próprio talvez pudesse fazer mais, como alguém dizia no blog da Garagem há dias: esta luta contra moinhos de vento deixa me triste...
Há muito mais por dizer em relação a estes assuntos que descrevi, agora deixo-vos a palavra...

13 Comments:

  • At 3:39 da tarde, Blogger Praça Stephens said…

    Bom post

     
  • At 6:33 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Dá-lhe Ricardo...
    Muito bom!!!
    Mas não posso mentir, quando vejo estas situações, só me consigo sentir triste... Triste pela revolta que sinto e pela sensação de que nada podemos fazer contra este espirito "matarruano" que nos envolve...
    Vês e Comes!!! Não digo "Calas" porque parece-me que isso ainda nos podemos dar ao "luxo"!!!
    É LINDO!!!!

     
  • At 10:09 da tarde, Blogger Bruno Monteiro said…

    Pois é... este é o problema, o grande e maior problema...
    A resolução é complicadíssima, e a mim parece-me mais difícil ainda depois de olhar para os políticos que nos governam, ou sei lá o que fazem. Para mim fazem o que lhes apetece, e tentam às vezes não dar nas vistas, mas dão. O começo da melhoria é existir alguém com capacidade de fazer política apenas com a intenção de geral bem estar à população, das mais variadas formas que existem. Mas estes não, estes querem lá estar, e para lá estarem fazem os mais perfeitos disparates, enfeitam qualquer coisa para parecer bem por fora, e fazem campanhas vergonhosas. Ainda tenho esperança que um dia o povo, a maior parte, se consiga aperceber disso e correr com eles todos, ou pelo menos que lhes pregue um susto para ver se eles não andam tão à vontade a fazer as coisas a seu belo prazer... A política tem um papel importante na possível melhoria da mentalidade retrograda que afecta a maioria dos Portugueses, era bom que se começasse a pensar nisso, e não governar e promover campanhas que propositadamente apanham os mais distraídos. A guerra contra os moinhos de ventos podia ganhar vantagem aqui se assim fosse. Não sei como fizeram na Holanda para conseguirem ser/ter o que se vê. Por aqui parece que ainda se descansa à sombra de uma revolução que já foi à 31 anos. Venha outra.

     
  • At 10:18 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    os jovens de ontem são os pro-
    fissionais PIMBA de hoje, que lutam por uma sociedade PIMBA, de prefe-
    rência mais PIMBA, pois os valores morais são naturais em
    todos nós jovens de diferentes décadas e acabam PIMBA... acho que deveria de haver uma aparelhagem de musica PIMBA em todas as janelas em altos berros!Assim alem de 3º mundistas(reconhecido internacinal-mente,e com patente)tb seriamos conhecido pelo povo PIMBA! ISSSO!?! "E QUANDO ELAS QUEREM UM ABRAÇO , OU UM BEIJINHO..NOS...PIMBA!"

     
  • At 10:42 da manhã, Blogger Mário Nicolau said…

    Assino por baixo Ricardo.
    No que toca ao civismo estamos muito mal. Enfurece-me ver o vandalismo sobre os espaços público, ainda mais quando é feito por jovens que deveriam ser os primeiros a preservá-los. Custa-me ainda mais sentir a intolerância da maior parte dos portugueses.
    São mesmo inúmeras as vezes que olho à minha volta e me sinto deslocado. Outras derrotado. E ainda são mais as vezes que dou comigo a pensar que este país não tem hipótese nenhuma. Somos broncos. Gostamos de ser broncos. Conheço mesmo muitos casos de pessoas da minha geração que eram extremamente interessantes quando eram mais jovens. Agora tornaram-se mais intolerantes que o meu avô e mais broncos (num sentido mais abrangente) que aqueles que criticavam. O que vale é que sou um optimista e penso sempre que isto vai mudar.

     
  • At 3:52 da tarde, Blogger Cão com Pulgas said…

    O que é que andáste a fazer para chegar a casa a essas horas?

     
  • At 9:37 da tarde, Blogger Unknown said…

    Olha, para tua informação, estive com gente da tua familia até essa hora!!!

     
  • At 10:19 da tarde, Blogger Sam said…

    Ainda por cima com más companhias...

     
  • At 4:03 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Parece-me que as pessoas que fazem, leiem e comentam este blog são o futuro do País, certo? Então a quem acham que compete fazer um futuro melhor?? Eu tb sou jovem em Portugal - com todo o peso que ser português significa - à anos que tento convencer amigos a tomar uma posição e nada...
    Nós temos o país que merecemos!

     
  • At 10:25 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Então tá combinado! Na próxima festa das Figueiras, juntamo-nos e butes fazer uma manifestação! Pomo-nos a gritar: "Abaixo o bagaço e o vinho barato"! "Abaixo a musica pimba"! e depois...armamos uma briga á lá Coreia do Sul! Vai ser lindo!! Já tou a ver o telejornal da TVI: Festarola na Marinha Grande é destruida por Furacão de classe F-5! Garanto que a partir daí o volume daquela musica "clássica" iria ficar bem baixinho...muito baixinho...

     
  • At 1:23 da manhã, Blogger Bruno Monteiro said…

    Ai Vanda, se fosse assim tão fácil... O futuro está sempre "longe", preocupante é a actualidade, todos nós somos a actualidade... Se eu tivesse nascido na Burkina Fasso também tinha o país que merecia, e por ai fora. Mas que posições tomar?

     
  • At 9:55 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Epá, Panzer Frost é mesmo mau!

     
  • At 1:25 da tarde, Blogger Jessica L. Smith said…

    Sugiro que você leia meu testemunho. "Estou tão animada que minha esposa voltou depois que ele me deixou por outro homem. Minha esposa estava tendo um caso com um colega de trabalho e eu amo muito minha esposa, mas ela estava me traindo com ele. Colega de trabalho e esse cara que eu acho que usa bruxaria ou magia negra em minha esposa para fazê-la me odiar e isso foi tão crítico e desnecessário, eu choro o dia todo e noite por Deus me enviar um ajudante para trazer de volta minha esposa! Fiquei muito chateado e precisava de ajuda, então procurei ajuda on-line e me deparei com um site que sugeria que o Dr. Wealthy pode ajudar a recuperar a ex-esposa rapidamente.Então, senti que deveria experimentá-lo. ele me disse o que fazer e eu fiz, então ele fez um feitiço de amor por mim 11 horas depois, minha esposa realmente me ligou e me disse que ela sentia tanto minha falta, oh meu Deus, eu estava tão feliz e hoje eu estou feliz com minha esposa novamente e estamos vivendo alegremente juntos e agradeço ao poderoso lançador de feitiços Dr.Wealthy, ele é tão poderoso e eu decidi compartilhar minha história aqui. você está aqui e seu Amante está recusando, ou sua esposa se mudou para outro homem, não chore mais, entre em contato com o Dr.Wealthy para obter ajuda agora. Aqui está o contato dele, ligue / WhatsApp: +2348105150446.

     

Enviar um comentário

<< Home