Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

terça-feira, agosto 30, 2005

Fui ás Finanças, giroflé, girofla!

Pois é, ontem tive de me deslocar à repartição de finanças cá do burgo.
1ª etapa: fugir do "arruma" que me concede um lugar no parque de estacionamento.
Depois do carro estacionado dirigi-me ao interior para efectuar um pagamento de IVA por um serviço que prestei à Camara Municipal.
Mal entro, sinto-me logo em discordância com o aspecto do sitio. Acho a decoração má. Acho que a decoração das repartições publicas devia ser mais rustica para fazer jus ao serviço apresentado.
Falta lá um galinho de Barcelos aqui e ali espalhado, ou em crescendo de tamanhos. Falta uma simulação de uma mesa portuguesa, com umas morcelas e umas tripas à moda do porto em plástico, uma fruteira com modelos da melhor fruta de Alcobaça em cima de uma mesa coberta por uns naperons vermelhos e brancos aos quadrados. Ao lado, uma senhora a manufacturar tapetes de Arraiolos. Ah, já agora um oleiro a dar ao pedal (ao menos alguem dava ao pedal dentro da secção)! As senhoras do balcão deviam falar em português arcaico simpático em vez dos maus modos do português moderno. Assim, já dava mais gosto passar lá meia hora para fazer um simples pagamento.
Foi o que senti: Um arcaísmo, um atraso na funcionalidade do sistema que me faz compreender o estado do país e de como a burocracia nos atrasa tanto. Num simples exemplo.
O pagamento do serviço que prestei à camara (orgão do estado) foi me pago com IVA. No minuto seguinte tenho de ir devolver o IVA ao estado. Andei a passear o dinheiro. Burocracia. Mas esta até deve ter justificação plausivel. Lá fui eu direito ao balcão e digo que quero pagar o IVA de um recibo de acto isolado. Ela responde: "Muito bem, tem de adquirir o impresso XPTO que custa 50 centimos, preenchê-lo e em seguida entregar e efectuar o pagamento." Resumindo, tive de pagar para lhes pagar, que é interessantissimo. Comprei o impresso, estava a preenchê-lo quando a senhora me diz que tinha de me desviar do balcão, que tinha de atender o próximo cliente, que entretanto tinha entrado. Eu tinha o impresso quase terminado, disse que o entregava agora, quando ela me refere que a entrega do impresso e o pagamento tinha de ser efectuado no balcão ao lado. OK!!! Lá fui eu para o balcão ao lado para pagar. A senhora do balcão ao lado disse :"Então mas você ainda não preencheu o impresso"-
"Então o que é que falta?",perguntei. "TUDO!" disse ela, quando na verdade só faltavam 3 cruzes, todo o cabeçalho já estava preeenchido. Pedi-lhe que me ajudasse a completar o impresso. A senhora ainda se enganou a preencher uma das 3 cruzes, que corrigiu com tinta. Se fosse eu, tinha de comprar outro impresso concerteza. E assim concluí o pagamento.

Depois de tanto tempo, acho que deviamos equipar a repartição das finanças com adornos "à portuguesa" para que o ambiente fosse tão retardado como o serviço.

Seria concerteza mais fácil que qualquer operador de balcão nos preenchesse o impresso na hora, por via informática, usando a experiência do funcionário para esclarecer o cidadão e acelerar o processo de preenchimento, no fim o impresso seria imprimido e o pagamento seria efectuado.
Mas ainda funcionamos com o velho impresso de 1984 e o sistema de balcão em que uma senhora recebe e uma vende impressos... Que emprego tão giro...
-"Olha o que é que fazes?"
-"Olha, vendo impressos"!
-"E tu?"
-"Ah eu recebo pagamentos e emito recibos..."

Giroflé, giroflá...

9 Comments:

  • At 11:19 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ó Ricardo.....!AINDA ACREDITAS NO PAI NATAL?CAGA NAS FINANÇAS!E SE UM PORTUGUES EXEMPLAR...DEVE,DEVE,DEVE!

     
  • At 2:15 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Parece que este blog está a ficar cada vez mais infestado de pulgas!!!
    Assim vale a pena!
    Dá-lhe Ricardo! :)

     
  • At 12:52 da tarde, Blogger Cão com Pulgas said…

    A Feira da Gastronomia e Artesanato na repartição de Finanças? Olha que rica ideia!

     
  • At 4:12 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Comigo então uma vez,foi um delirio.O ano passado tive uma depressão.Resultado na pude sair de casa durante meses(ordens do psiquiatra).Bem o IRS na foi entegue...e é aqui que a confusão começa.Ao chegar 2 mês depois do prazo de entrega do respectivo ouvi esta linda frase :"boletim atrazado são 25 EUROS,os prazos são para se comprir,não me interesa se teve doente,tem que pagar como todos os outros utentes." O QUEEEEEEEE....passei-me .Estive eu doente e vem esta megera dizer que eu devia ter saido de casa DOENTE e tratar do IRS?FOI O CARALHO!Fiz barulho, pedi o equivalente ao livro de reclamações,etc.etc...Resultado fui levado a sala expecial(gabinete do director da reparição daquelas finanças)4minutos depois tinha um criado a prencher-me o boletim (fazer tudo)ate direito a bolinhos e chá eu tive!porra e não pagei um tusto.PORRA ISTO É QUE EU CHAMO PROFISSIONALISMO!Por isso malta quando forem para a proxima as finanças com algum problema, façam como eu: BARUHO.
    Por cá so fonciona assim.

     
  • At 12:45 da manhã, Blogger Bruno Monteiro said…

    já nem palavras tenho,
    tudo a dormir, sempre.
    coitados.

     
  • At 1:18 da manhã, Blogger Papa Ratzi said…

    E pagar para nos preencherem impressos no cartório notarial? Sem aviso prévio. Experimentem casar e é o que acontece. Se eu soubesse teria sido eu mesmo a preencher o raio dos papeis.

     
  • At 4:55 da manhã, Blogger manel said…

    Uma vez precisei de ir buscar um exemplar do impresso E 111 a um departamento da segurança social em lisboa. Faltava uma hora para aquilo fechar e tinha aproximadamente 150 pessoas à minha frente. Resultado: saí de Portugal a correr o risco de não ser atendido em nenhum hospital caso houvesse merda da grossa. País porreiro o nosso...

     
  • At 1:49 da manhã, Blogger Unknown said…

    brutal...fartei-me de rir...e o pior é que é mesmo assim...ai ai...

    Força ai ;)

     
  • At 1:12 da tarde, Blogger Jessica L. Smith said…

    Sugiro que você leia meu testemunho. "Estou tão animada que minha esposa voltou depois que ele me deixou por outro homem. Minha esposa estava tendo um caso com um colega de trabalho e eu amo muito minha esposa, mas ela estava me traindo com ele. Colega de trabalho e esse cara que eu acho que usa bruxaria ou magia negra em minha esposa para fazê-la me odiar e isso foi tão crítico e desnecessário, eu choro o dia todo e noite por Deus me enviar um ajudante para trazer de volta minha esposa! Fiquei muito chateado e precisava de ajuda, então procurei ajuda on-line e me deparei com um site que sugeria que o Dr. Wealthy pode ajudar a recuperar a ex-esposa rapidamente.Então, senti que deveria experimentá-lo. ele me disse o que fazer e eu fiz, então ele fez um feitiço de amor por mim 11 horas depois, minha esposa realmente me ligou e me disse que ela sentia tanto minha falta, oh meu Deus, eu estava tão feliz e hoje eu estou feliz com minha esposa novamente e estamos vivendo alegremente juntos e agradeço ao poderoso lançador de feitiços Dr.Wealthy, ele é tão poderoso e eu decidi compartilhar minha história aqui. você está aqui e seu Amante está recusando, ou sua esposa se mudou para outro homem, não chore mais, entre em contato com o Dr.Wealthy para obter ajuda agora. Aqui está o contato dele, ligue / WhatsApp: +2348105150446.

     

Enviar um comentário

<< Home