Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

segunda-feira, agosto 22, 2005

DICTAVISEUR


Comparativo Salvadores de Pátria Ibéricos

Com a complicada conjuntura mundial dos anos 20-30 do século passado pulularam no mercado lançamentos para satisfazer a necessidade de salvadores da pátria que pudessem dar resposta aos problemas por resolver.
Assim um pouco por todo o lado surgiram ditadores fascistas ou pelo menos fascizantes que tinham como pontos em comum um chassis masculino e um equipamento deveras completo, nomeadamente dispondo de culto de personalidade, ideais conservadores, desrespeito pelos direitos humanos, belicismo e muitas vezes o apoio da religião dominante no seu país de origem.

No mercado ibérico os seus melhores representantes foram os modelos Portugal Salazar e España Franco os quais apesar de partilharem a filosofia vigente ficaram aquém dos topos de gama desta tendencia: o Italia Mussolini, o Nippon Hideki Tojo e principalmente o primus inter pares Deutschland Hitler.

O Salazar e o Franco partilhavam do mesmo chassis masculino e latino, no entanto enquanto o primeiro dispunha de um sóbrio design civil (com fato e gravata de série) o segundo tinha uma carroçaria militar derivada dos tempos da Guerra Civil Espanhola (1936-39).

O Salazar foi lançado inicialmente como ministro das finanças para mais tarde se tornar presidente do conselho. Ficou conhecido pelas suas boas prestações económicas e acima de tudo por ser verdadeiramente económico quer nos consumos urbanos quer nos consumos rurais o que lhe valeu a alcunha de Botas.

Por seu lado o Franco herdou um mercado em ruinas do qual só foi capaz de recuperar com o auxílio americano do pós-guerra. A partir de então as suas prestações económicas foram consideradas como um milagre.

Ao nível externo ambos se apoiaram mutuamente e o Franco tentou convencer Deutschland a fazer parte do Eixo, com pretenções sobre Gibraltar e o Norte de África. Tentou convencer mas não conseguiu apesar de ter recebido auxílio quer deste quer do Italia para se impor no mercado local. Seguiu-se a Segunda Guerra Mundial e tanto o Salazar como o Franco mantiveram-se neutrais apesar do segundo ter enviado voluntários para a Frente Leste.

Com o final da guerra viram-se ambos isolados. Os modelos fascizantes tornaram-se demodés no mercado europeu e foram progressivamente sendo substituidos por toda uma nova série de modelos vindos de leste. Seguiu-se o facelift quer no Franco quer no Salazar depurando os tiques ligados à estética fascista mas em ambos os casos tanto a base mecânica e a filosofia inerente mantiveram-se as mesmas.

Nos anos 60 enquanto o Franco experimentava um nítido bom desempenho económico o Salazar viu-se envolvido com a guerra nas colónias o que lhe impediu colher os frutos da bonança que se fazia sentir naquela época de prosperidade e petróleo barato. No entanto ambos modelos começaram a sofrer um certo desgaste no mercado que apesar de tudo não impediu que permanecessem em circulação por mais alguns anos.

Em 1968 Salazar sai de circulação devido a problemas de segurança. Pela mesma altura Franco apresenta o seu sucessor, o futuro rei. A Salazar sucede Portugal Caetano, um novo modelo que se apresentou ao mercado como uma mudança (a chamada Primavera Marcelista, segundo a publicidade de então) mas de facto a mudança foi pouca. O novo modelo acusava uma filosofia de mercado há muito gasta.

Franco saiu de circulação a 1 de Abril de 1975, o mesmo 1 de Abril em que anos antes tinha também saído do mercado o modelo España Primo de Rivera. Tinha sido um modelo de grande longevidade, 36 anos no mercado.

A sucessão deste modelo seguiu-se sem grandes traumas, no entanto à gama Estado Novo de Portugal (que durou até 1974) seguiu-se um periodo conturbado e incerto em relação ao rumo a tomar pela companhia. Portugal purgou quase todas as menções toponímicas em relação ao seu modelo mais caracteristico do século XX. España, pelo contrário, mantém numerosas menções um pouco por toda a parte do longevo Franco.

Não perca no próximo número:

Comparativo:

Ditadores canibais de África: Centrafrique Bokassa face a Uganda Idi Amin

Artigos:

Casamento de conviniência: ditadores apoiados pelas democracias ocidentais

Cuba Fidel, ditador todo-terreno

Dossier:

France Pétain, o francês de mecânica alemã


4 Comments:

  • At 8:35 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ainda bem que estes modelos sairam de moda, ouvi dizer que as suspensões eram uma merda e que não tinham segurança nenhuma. Daí os grandes acidentes que causaram!

     
  • At 9:08 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ditadores canibais de África Centrafrique Bokassa face a Uganda Idi Amin.
    Ora ai esta um tema interresante!

     
  • At 3:07 da tarde, Blogger Cão com Pulgas said…

    Quando um dia, alguém se lembrar de comparar os maiores génios da escrita para blogues, o PapaRatzi de 2005 ganha o título de modelo do ano.
    Parabéns! Excelente texto.

     
  • At 1:18 da tarde, Blogger Jessica L. Smith said…

    Sugiro que você leia meu testemunho. "Estou tão animada que minha esposa voltou depois que ele me deixou por outro homem. Minha esposa estava tendo um caso com um colega de trabalho e eu amo muito minha esposa, mas ela estava me traindo com ele. Colega de trabalho e esse cara que eu acho que usa bruxaria ou magia negra em minha esposa para fazê-la me odiar e isso foi tão crítico e desnecessário, eu choro o dia todo e noite por Deus me enviar um ajudante para trazer de volta minha esposa! Fiquei muito chateado e precisava de ajuda, então procurei ajuda on-line e me deparei com um site que sugeria que o Dr. Wealthy pode ajudar a recuperar a ex-esposa rapidamente.Então, senti que deveria experimentá-lo. ele me disse o que fazer e eu fiz, então ele fez um feitiço de amor por mim 11 horas depois, minha esposa realmente me ligou e me disse que ela sentia tanto minha falta, oh meu Deus, eu estava tão feliz e hoje eu estou feliz com minha esposa novamente e estamos vivendo alegremente juntos e agradeço ao poderoso lançador de feitiços Dr.Wealthy, ele é tão poderoso e eu decidi compartilhar minha história aqui. você está aqui e seu Amante está recusando, ou sua esposa se mudou para outro homem, não chore mais, entre em contato com o Dr.Wealthy para obter ajuda agora. Aqui está o contato dele, ligue / WhatsApp: +2348105150446.

     

Enviar um comentário

<< Home