Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

segunda-feira, junho 20, 2005

O Choque.

Uma das bandeiras da campanha do PS nas legislativas, foi a promessa do choque tecnológico. Sócrates falava disso como se de repente todo o pais se fosse especializar em hardware/software e programação de redes. Dava uma impressão que no dia seguinte à sua eleição teríamos a Worten e a Vobis a vender computadores aos cabazes por meia duzia de euros, parece que imagino todo o Zé Anibal a ter um computador e a ser um especialista em HTML e que de repente teriamos grandes engenheiros, médicos, cientistas (ainda que desempregados), todos com um computador debaixo do braço.
Afinal, o choque era outro. E é este que tem pravalecido. Apesar de realmente ter havido uma baixa de preços nos computadores, continuamos a ser chulados de várias formas.
Em França já se praticam preços de 9 euros/mês por internet de 2 MB enquanto eu pago 35 euros e os 2 MB nem os vejo... Isto é que é o choque tecnológico!
Por apenas mais uns trocados (15,95), temos disponivel internet de 8 Mb.
Lá no France, isto não é como cá, já diria o emigrante e desta vez, com muita razão.
O choque era mesmo outro. Para Socrates foi défice, para o Zé Normal o choque tecnológico acontece quando retira o talãozinho do Multibanco. E o desafio tecnológico será abrir mais um buraquinho no cinto, ou pensar mesmo em por o agrafo no bucho.
Socrates sabia do défice, mas sonhou tanto em voz alta que enganou os que nele votaram.
Fosse este problema dos mais graves... era bom sinal.

3 Comments:

  • At 10:43 da tarde, Blogger Cão com Pulgas said…

    Em vez de um choque estão a fazer um roubo por esticão

     
  • At 3:03 da manhã, Blogger poisbem said…

    nem de falo da dinamarca, suécia e finlândia. velocidades em gugas e de borla, há postos de net em todo o lado, gratuitos.
    mas aqui se vê o acesso à informação e outras coisas.
    povo informado é incómodo...

     
  • At 2:07 da tarde, Blogger Papa Ratzi said…

    Esta história do choque tecnológico é muito interessante. Enquanto se pretende que os portugueses falem mais inglês, tenham mais acesso à informática e saibam mais matemática (tudo isto é muito importante, sem dúvida e sem ironias) vão ficando para trás disciplinas na escola mais ligadas à aprendizagem do pensamento e à cultura não mercadoria. Interessa ser competitivo e saber muito de novas tecnologias mas aprender a pensar é um problema num país que não deixa de ser competitivo apenas porque os salários são vergonhosos e porque o povinho tende à ignorância, logo mais submisso. Para grande parte das pessoas que eu conheço o choque tecnológico passa apenas por piratear música, jogos ou filmes na net ou por terem um telemóvel todo XPTO do qual não tiram partido com utilidade, e quando abrem a boca descubro que são perfeitos analfabetos funcionais...
    Choque tecnológico, sim, mas acompanhado por um choque de pensamento. Dar estas novas tecnologias a uma sociedade de analfabrutos será o mesmo que dar umas quantas kalashnikovs a uma tribo dos confins da Nova Guiné.

     

Enviar um comentário

<< Home