Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

segunda-feira, maio 30, 2005

Catástrofe tectónica

Os franceses disseram "non" à Constituição Europeia. Já se fala de uma grande catástrofe para a União Europeia derivada desta situação. Ao longo de todo este tempo tem-me sido dito que o "não" significa a saída da união. Mas esta união não faz a força porque podemos ser todos europeus mas antes de mais somos cada um do seu país. Não existe uma verdadeira identidade europeia.
O "não" francês para muitos é a saída da França da Europa, dizem alguns. Creio que desta forma a França irá deslocar-se através do Atlântico indo parar talvez para os lados do Suriname ou de St. Kitts and Nevis.
Também nós, Portugal, não pertenciamos à Europa. Em 1986 um deslisamento tectónico arrastou-nos do largo das Ilhas Comores para a ponta ocidental do Velho Continente. A Espanha teve um fenómeno identico nesse mesmo ano quando se arrastou do largo da ilha de Niue para junto de Portugal.

Agora sem brincadeiras, a Europa NÃO SE ESGOTA NO ESPAÇO GEOGRÁFICO DA UNIÃO EUROPEIA. Dizer que somos os menos em tudo da Europa é esquecer países que são tão europeus como nós, tais como a Moldávia, a Bósnia Herzegovina ou a Albânia. Ou até mesmo a Suíça, a Noruega ou o Liechtenstein.
Dizer que a União Europeia é sinónimo de Europa é o mesmo que dizer que a Venezuela de Hugo Chavéz ou a Cuba de Fidel Castro são estados dos EUA. É que também existe a ideia de que a terra do Uncle Sam é simplesmente a América.

4 Comments:

  • At 12:38 da manhã, Blogger Unknown said…

    Devo confessar que não estou muito dentro do assunto, muito porque só se fala dos paises em que se discute actualmente o tratado e suas estatisticas e não se ve nada minimamente que ajude a compreender a essencia do tratado da constituição europeia. Acho que a educação aos portugueses sobre esse assunto devia ser mais efectiva, em vez de quase nos quererem esconder do que se trata para que a aprovação do tratado em portugal se baseie mais uma vez num derby PS/PSD como se um classico de futebol se tratasse. Até parece que ja vejo aquelas senhoras a de bandeira do PS na mão a gritar o nome do partido e a confessarem que são do PS desde pequena... " Sou do PS desde que nasci! O meu pai alistou-me logo como militante á nascença!"
    E nisto o tuga nem sabe porque é que está a votar.

     
  • At 2:40 da tarde, Blogger Cão com Pulgas said…

    E África, para onde desliza ela? Para a América do tio Sam? Para a Àsia do tio Fahad? Para a Antártida?
    A própria Europa corre ainda o risco de escorregar o pé para o estreito de Le Pen. Ainda há pouco tempo Portugal situava-se bem em cima de um vulcão, prestes a eclodir, chamado Berlusconi. Há uma falha na cabeça dos europeus e não é tectónica.
    O que a Comissão Europeia anda a tentar fazer é juntar, num só país, um arquipélago. E isso leva tempo.
    Entre Portugal e os países do norte da Europa, há cordilheiras submarinas, fossos, rios de magma a separá-los. A única coisa que poderão ter em comum, dependendo das eleições, é a afinidade política.
    Uma vez que a qualidade dos políticos portugueses está tão em baixo, devíamos começar a votar de acordo com o país com o qual nos identificamos mais.
    "The jury of Portugal gives ten points to the song from Sweden".

     
  • At 2:50 da tarde, Blogger Papa Ratzi said…

    A África desliza como costume para uma qualquer fossa abissal com o alegre beneplácito dos senhores do mundo.

     
  • At 7:59 da tarde, Blogger Papa Ratzi said…

    Entretanto os Países Baixos sofreram um fenómeno identico e foram parar dentro do Tibete.

     

Enviar um comentário

<< Home