Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

segunda-feira, maio 23, 2005

Campeões

Fui ontem a Leiria. No regresso deparei-me com a festa benfiquista na rotunda junto ao estádio. Quanta alegria, quanto pão e circo.
Os adeptos (ou será melhor chamar-lhes acólitos? A preferência clubística tem muito de religioso. As pessoas acreditam e ponto final) entupiam a dita rotunda não deixando passar ninguém.
Vi ali mesmo toda uma série de situações que justificavam a presença da policia e talvez mesmo do Corpo de Intervenção. Ora vejamos, interromper a via pública é crime. Pelo mesmo motivo na nossa cidade tivemos já diversas vezes a actuação do Corpo de Intervenção que cascou forte e feio nos vidreiros que lutavam pelos seus direitos.
Mas não ontem em Leiria.
Os automobilistas buzinavam furiosamente apesar de na altura que eu lá fui retido já passar da meia noite. Recordo-vos que o uso da buzina serve para avisar em diversas situações e nunca como forma de protesto ou como forma de chamar a atenção sem motivo. Suficiente para a PSP encher ali os seus bolsos em coimas.
Mas não ontem em Leiria.
Finalmente notava-se em muitos desses automobilistas em festa um certo nível de alcoolémia e eles divertiam-se a fazer belos arranques no meio de todo aquele povo. Mais uma oportunidade perdida para a PSP fazer uns belos trocos.
Mas não ontem em Leiria.
É óbvio que este espectáculo deve-se ter repetido na nossa Praceta do Vidreiro. Certamente que tal como em Leiria não houve presença policial, nem que fosse apenas para organizar o trânsito, uma vez que estes festejos já se tornaram uma importante tradição popular. Falta-nos agora esperar pelo dia em que o Benfica (neste caso) seja verdadeiramente campeão, no dia em que acabar o campeonato. E lá vamos assistir ao mesmo espectáculo. Que tenham motivos para festejar compreeendo. Que se fechem os olhos ao civismo não aceito.


Decorreu no sábado passado uma fase do torneio inter-escolas de futebol realizado no Parque Mártires do Colonialismo. Estes sim têm motivos para festejar. Jogaram, e alguns ganharam, sem receber algo em troca. Estes sim, são campeões!

6 Comments:

  • At 4:42 da manhã, Blogger Cão com Pulgas said…

    Eu sei é que enquanto andavam para aí a embebedar-se e a partir coisas por causa do Benfica, ninguém reparou que o Schroeder vai propôr uma moção de confiança ao Bundestag. Isso é que eu sei.

     
  • At 8:51 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    eu sei é quando os outros clubes ganharam nao ouvi ninguem a dizer merdas sobre estas coisa mas agora k foi o BENFICA prontos ja ta tudo mal... vao mas é se foder ass:Carlos

     
  • At 9:38 da tarde, Blogger Unknown said…

    Prontos... epa prontos...
    vão mas é se curar...

    ass: benfiquista.

     
  • At 6:52 da tarde, Blogger Papa Ratzi said…

    Caro Carlos anonymous,
    estou-me bem nas tintas se o campeão é o Benfica ou outro clube qualquer. Até podia ser o Estrela do Mar, da Garcia. O que aqui está em causa não é o clube que ganhou mas sim o civismo de quem o apoia.

     
  • At 6:02 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Se isso serve para haver algum contentamento no espirito Português... Força!!!
    Tamos fartos de Fado!
    Triste é ser só com o futebol a alegria dos portugueses para sair á rua...

     
  • At 6:05 da tarde, Blogger Cão com Pulgas said…

    Estrela do Mar sagra-se campeão nacional ao fim de 76 anos.
    O clube da Garcia ganhou ao Pilado por 5-0, na última jornada. Os festejos estenderam noite dentro com alguns copos entornados, uma nódoa de vinho numa camisa nova e houve um senhor que até soltou um peido, mas foi tudo abafado.
    -Querem-nos estragar a festa, é o que é. Nem nos deixaram ir para a Rotunda do Vidreiro festejar- Declarou-nos Alípio Frade, taxista e presidente do Estrela. -Além disso, não sei porquê, mas o adversário corria muito...deviam averiguar se não estariam dopados ou comprados pelo adversário...

    É o futebol de quem não vê mais nada.

     

Enviar um comentário

<< Home