Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

quinta-feira, março 24, 2005

Uma santa páscoa.

Chegamos a mais uma celebração santa. Tenho reparado que á medida que cresce o pecado (á vista da igreja) tem aumentado a beatice das pessoas. Desde quando é que se deseja com tanta insistência, uma santa páscoa? Será que as pessoas estão a acreditar cada vez mais na ressureição de cristo? Será que esta época tem para as pessoas um simbolismo de renascimento e agora é que vão começar o ano 2005?
Ou será apenas uma deixa que as pessoas dizem para se sentirem menos culpadas de serem pecadoras? Tipo: "Pus os cornos á mulher, bati-lhe logo a seguir, mas desejei uma santa páscoa ao senhor da loja. Sou um bom homem." Será isto?
É que acabo por não entender o que é uma "santa páscoa". No Natal, ainda vá que não vá, junta-se a familia, reflecte-se sobre a merda que fizemos todo o ano, e oferecemos prendas para remediar, mas há uma união, é uma ocasião realmente especial, para alguns. Agora a Pascoa? Será que daqui a 10 anos já inventamos histórias acerca do coelhinho que cai pela chaminé e vem trazer prendas? Espera, onde é que eu ja vi isto?
Sim, porque tudo descamba aqui, a resposta a todas estas minhas perguntas estão na palavra... consumismo!
È surpreendente como é que o "sistema" (homenagem ao Dias da Cunha,lol) nos encaminha cada vez mais para isto. Santa páscoa, amendoazinhas para o primo, para a tia, o amigo, um ovinho para o mai novo, e pro mano... até ja se começaram a ouvir os anuncios da Leopoldina a anunciar que a páscoa chegou, padrinhos preparem-se! O Reino Das Guloseimas!!!
Contem quantos tipos e marcas e modelos de ovos da páscoa temos este ano, vão ficar surpreendidos!
E tenham cuidado!!! Esta onda crescente de celebrações e de obrigação de oferendas não acabou aqui. Repararam no dia da mulher? Nunca tinha visto tanta importância como neste ano! A televisão induz nos á ideia de que não devemos deixar passar estas datas em claro, devemos oferecer prendas! Ora ai está: "Mulheri, levas na corneta todo o ano, hoje como é o teu dia, podes sentar te comigo no sofá!" Hipocrisia...
E o dia dos namorados?! Epa, este então é por demais. Relogios especiais, flores, restaurantes com preços exurbitantes, ninguém se importa com despesas, nem ninguém se lembra da crise, " o dia hoje é pro meu amor..." no dia seguinte acordas com menos 100 eur (jantar/prenda/lingerie especial), mas não interessa, o amor vence barreiras, né? Até as da consciência da realidade. Mas tá bem.
Estou mesmo a ver qualquer dia estamos a celebrar o Dia de todos os Santos, em que oferecemos Santo-antonios em chocolate á familia, e desejamos "feliz dia de todos os santos!" e arranja se um bicho qualquer que representa este dia, ora se o coelho já está, a rena também, pode ser um castor!

Uma santa páscoa para vocês...

3 Comments:

  • At 2:25 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ó Ricardo, de estúpido não tens nada... Se soubesses alguma coisa da vida, saberias que a Páscoa é uma das alturas mais importantes da vida de qualquer cristão... (morte e ressurreição de Cristo). Daí que se deseje que esta quadra seja passada em santidade.
    E já agora, sabes, por mero acaso, o que é o Natal?? Ou és burro ao ponto de nem isso saberes??

     
  • At 12:14 da manhã, Blogger Unknown said…

    Epa isso de entrar aqui a chamar estupido é agressivo pa... :)

    ainda por cima devo ser tão estupido que não entendo nada do teu comentário...

    saber alguma coisa da vida? não me faças rir... Os ensinamentos da vida não são feitas pelas celebrações da igreja. é pelo que se VIVE.

    Epa, natal... nahhh não me lembro! Ja foi ha tanto tempo... sabes como é, não tenho ido á missa, não sei o que é a VIDA.

    Se leres, falo da ressureição de cristo.

    Catequese, ja tive que chegue, obrigado.

    Obrigado por participares no blog.

     
  • At 10:49 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Ó anonymous, se soubesses alguma coisa da vida, saberias que a Páscoa é uma das altura mais importantes da vida de qualquer consumidor.
    Falta paciência e tempo para demonstrar a fé.
    Oh, mas a fé não precisa de ser demonstrada...
    oh, nao sei....
    pelo sim pelo não vou comprar uns ovinhos e umas amendoas.
    "Hipocrisia do Gr. hypocrisia :
    manifestação de virtudes ou sentimentos que realmente se não tem."
    Cheers

     

Enviar um comentário

<< Home