Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

quinta-feira, março 31, 2005

Fora de jogo!

Hoje, o caga-sentenças calçou as sapatilhas e virou-se para o desporto, esse acto tão saudável, que peca por não existir mais do que devia. Falo do desporto com espirito de fair-play e desportivismo, este sim, está em vias de extinção. E este deveria prevalecer e ser dominante entre nós. Agora o desporto de alta-competição, ás vezes queria que desaparecesse. Sou apreciador de futebol e das modalidades olímpicas e até outras, mas tudo o que rodeia o desporto faz-me querer boicotá-lo. Estou á beira de ver o meu Benfica ser campeão e estou me a borrifar (quase) completamente. E escrevo quase porque afinal ninguém consegue passar indiferente a isto, tal é o jejum.
Este tema vem em consequencia de uma conversa que tive com os meus amigos Eduardos em que comentavamos que o desporto de alta-competição já nem é saudavel e os seus objectivos são tão diferentes do conceito original. Começo pelo desporto-rei, o futebol, que acho que nem preciso de estender muitos comentários porque é mais do que evidente quais seriam. Quase já se esqueceu que o objectivo deste desporto é por uma bola dentro da baliza e que ganha a equipa que marcou mais golos. A máquina negocial que rodeia o futebol faz com que tudo seja mais difuso e sujo. As SAD, os contratos de publicidade estragam um desporto tão bonito. Mas isto são questões que existem e que não quero questioná-las. Existem e vão existir.
Mas no que toca a outros desportos as coisas tendem a caminhar cada vez mais para um "freak-show" do que para passar a mensagem de saúde.
O 1º requisito para um atleta de alta competição é ser anormal. Vejam o caso da marcha atlética, que é uma modalidade ridicula. Coitadinhos dos gajos que a praticam! Deve ser frustrante querer passar á frente de alguém e não poder correr, apenas gingando as ancas o podes ultrapassar. Qualquer dia, estes gajos começam a fazer operações de remoção de costelas para gingarem melhor. Digam me em que aspecto é que esta modalidade é saudável? Os corpos deles são completamente deformados: as pernas arqueadas, pés tortos, etc. No fim de cada corrida quase vomitam, tal o esforço dispendido. No halterofilismo, a mesma coisa. No caso das mulheres então... nem se fala! Completamente desfiguradas. No boxe, lutas uma vida toda para chegares aos 35 anos e pareceres que foste atropelado por um camião, com demencia mental incluida. Que grande taça! Para quê, afinal?!

Pffff...