Caga Sentenças

Todo o Português caga a sua sentença. Neste espaço venho deixar a minha poia.

domingo, novembro 29, 2009

TIAGO SOUSA na Sessão Nº2 do Palco Assalto!

sábado, novembro 28, 2009

Assim se semeia o Medo

domingo, novembro 22, 2009

ACORDAR

sexta-feira, novembro 20, 2009

Não chames Zé Carlos ao teu filho, porque Marias há muitas!

O titulo pode ter alguma piada, mas o caso que se segue é recente, verídico e de desesperante preocupação.
Acabaram de me contar uma história que se passou no Hospital de Aveiro com uma colega de trabalho da minha namorada.
O marido dessa colega, vamos chamar-lhe Zé Carlos, foi operado de urgência esta semana a uma apendicite aguda, problema relativamente comum, que apesar disso deve ser tratado com o devido cuidado. Cirurgia efectuada, o Ze Carlos estava em recuperação pós-operatória, quando começou a ter febre e dificuldade respiratória.
Como se torna estupidamente comum, o médico e enfermeiros diziam que estes sintomas eram "normais", o Ze Carlos não se deveria preocupar.
Entretanto a febre aumentou e a medicação não resultava e o Ze Carlos começou a ter muito mais dificuldades em respirar, de tal forma que o cansaço começou a ser evidente, e ele adormecia ao tentar falar, não podia tossir para não rebentar os "pontos" da operação.
Os médicos resolveram fazer um raio-X ao Ze Carlos para verificar o estado das vias respiratórias. O médico responsável, disse que ele estava impecável, e que não havia nada de errado no raio X, que ele melhoraria em breve. O Ze Carlos piorava a cada hora, com mais febre e menos oxigénio.
A sua esposa, funcionária do hospital, que conhece os cantos à casa, resolve pedir uma opinião a outra médica por portas travessas, e pediram que se lhe fizesse uma gasometria (exame que avalia o oxigenio e outros gases no sangue) e viram que o ZC tinha apenas 20% de óxigénio no sangue, e que MORRERIA em breve se o problema se agravasse.
O caso foi revisto, e ao verificarem de novo o Raio-X chegaram à conclusão que o médico responsável tinha visto o Raio-X ERRADO. Era de outro paciente. De outro Zé Carlos. Ao verem o verdadeiro raio-X do ZC, verificaram que tinha os pulmões cheios de liquidos, e que o ZC tinha contraído uma pneumonia no bloco operatório.
Foram feitas novas análises (7h30) e lá por essas 10h30 uma enfermeira dava a noticia ao ZC que tinha contraído Gripe A.
A esposa desconfiou da rapidez de resposta das análises, pois sendo ela funcionária (para n ser mto especifico) sabia que essa rapidez era impossivel.
Afinal... era apenas mais uma troca de informação. A Gripe A diagnosticada não era dele, era de outro Ze Carlos. Quando confrontada com o engano, a enfermeira simplesmente que "Marias há muitas" como se fosse perfeitamente NORMAL trocar diagnósticos e fichas de pacientes, como se de gado se tratasse...
Entretanto, depois da verdade apurada, o ZC está a ser tratado convenientemente e está fora de perigo.
Mas isto deixa-me a pensar: Se fosse um de nós, que não trabalha num hospital ou que não tenha acesso a cunhas, TERIA MORRIDO, foi por uma questão de horas e de uma rapida mexida por portas travessas que tal não sucedeu ao ZC.
E seria apenas mais um caso no Correio da Manhã do dia seguinte, e provavelmente um pequeno caso de tribunal de negligencia médica nos 10 anos seguintes.

E é a estas mãos que estamos entregues...

Por isso deixo o repto:
Das duas uma: Ou fortalecem as vossas cunhas no sistema de saúde, ou não chamam nomes vulgares aos vossos filhos, pois se forem mais uma "Maria" ou um "Ze Carlos", pode-vos custar a vida.

terça-feira, novembro 17, 2009

Momento Informativo II

segunda-feira, novembro 16, 2009

Momento informativo

Teresa Forcades deixa claro ser necessário manter a calma, tomar as precauções sensatas para evitar o contágio e, sobretudo, "não deixar-se vacinar".

E termina com um apelo: "Peço que se active com carácter urgente os mecanismos legais (...) para assegurar de forma clara que não se poderá forçar ninguém no nosso país a vacinar-se contra a sua vontade e os que decidam livremente vacinar-se não sejam privados do direito de exigir responsabilidades nem do direito a serem recompensados economicamente (eles e os seus familiares) no caso da vacina lhes causar uma doença grave ou a morte".

CAMPANAS POR LA GRIPE A from ALISH on Vimeo.



domingo, novembro 15, 2009

Um post à Vasco Granja (homenagem)

domingo, novembro 08, 2009

que jovem encantadora

O controlo POP Pentatónico

Todos nós temos preconceitos.
Um deles chama-se escala pentatónica.
Somos diariamente invadidos por ela.
Basicamente é um intervalo de sequência de notas.
A falta de paciência para ouvir música leva a isto.
Absorvemos o que nos dão.
E esperamos que nos deêm sempre o que nos deram.
Quando algo estranho diferente aparece, estranhamos.
E não ouvimos.
Há que parar e perceber até que ponto estamos a ser controlados.
Esperar por aquilo que sempre nos deram faz-me lembrar Pavlov.
Seremos todos assim ?
Será apenas na música?

World Science Festival 2009: Bobby McFerrin Demonstrates the Power of the Pentatonic Scale from World Science Festival on Vimeo.